Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Eleições 2014

Alckmin tem 50% no Ibope, mais que o dobro dos rivais

Skaf, com 11%, e Padilha, que tem 5%, aparecem tecnicamente empatados

Na corrida pelo Senado, Serra alcança 30%, e Suplicy, que tenta a reeleição, 23% das intenções de voto

DE SÃO PAULO

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (30) pelo "SPTV", da TV Globo, mostra que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), lidera isolado a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes com 50% das intenções de voto.

A taxa é suficiente para a reeleição ainda no primeiro turno, com folga. Somados, todos os outros candidatos têm 21%, menos da metade.

Na segunda posição, com 11%, está o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Paulo Skaf (PMDB). O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) atinge 5%.

Considerando o limite máximo da margem de erro, três pontos percentuais para mais ou para menos, trata-se de empate técnico entre Skaf e Padilha, algo a ser comemorado pela campanha petista.

Padilha, no entanto, também está tecnicamente empatado com outros cinco concorrentes que conseguiram marcar 1% cada um.

Votos nulos e em branco são 15%. E 14% declararam não saber em quem votar.

Por encomenda da TV Globo e do jornal "O Estado de S. Paulo", o Ibope ouviu 1.512 eleitores em 78 municípios entre os dias 26 e 28 de julho.

O Ibope também apurou as taxas de rejeição. Padilha lidera esse ranking com 19%. Alckmin vem logo atrás, tecnicamente empatado com o petista, com 18%. Há 13% do eleitorado que afirma não votar em Skaf de jeito nenhum.

Segundo o instituto, a gestão Alckmin é aprovada por 40% (soma dos 6% que o classificam como "ótimo" com os 34% que respondem "bom")

A reprovação à administração é de 19% (8% de "ruim" mais 11% de "péssima"). Outros 38% julgam a gestão estadual como "regular".

O Ibope também investigou as intenções de voto para a eleição de senador. Os dados foram divulgados pelo canal GloboNews.

O ex-governador José Serra (PSDB) lidera com 30%. Candidato à reeleição, Eduardo Suplicy (PT) vem em segundo lugar, com 23%. O ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) alcança 5%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página