Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado - em cima da hora

Governo vai esperar sindicância sobre IBGE

Ministra aguardará análise antes de agir

DE BRASÍLIA

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) afirmou no sábado (20) que o governo só vai adotar providências a respeito do "erro gravíssimo" cometido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) após a conclusão de uma sindicância que trabalhará por 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

"Criamos uma comissão de sindicância, tem um prazo para analisar e estabelecer a recomendação ao governo. Só depois disso, o governo tomará qualquer providência", disse a ministra quando questionada sobre a permanência da atual presidente do instituto, Wasmália Bivar.

Na sexta-feira (19), o IBGE retificou uma série de dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que haviam sido divulgados no dia anterior.

Belchior disse ainda que a rápida correção "não apaga o erro, que de fato é gravíssimo", mas mostrou transparência do instituto --que foi alertado de possíveis inconsistências, após a divulgação dos primeiros dados, por "uma série de órgãos, de dentro e fora do governo".

Segundo a ministra, a presidente Dilma Rousseff foi alertada na sexta, antes de viajar para o Rio de Janeiro, e reagiu com perplexidade frente "a um erro tão básico".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página