Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mercado - em cima da hora

Rússia diz que estuda bloqueio à carne brasileira após caso de vaca louca

DA REUTERS - A Rússia, principal destino da carne bovina "in natura" do Brasil, disse que estuda suspender a importação do produto depois da confirmação do primeiro caso de vaca louca no país.

"Nós estamos analisando", afirmou Alexei Alekseenko, porta-voz do órgão de fiscalização de saúde animal, sem dar mais detalhes.

Se confirmada, a suspensão terá um impacto significativo para o setor.

A Rússia foi responsável por 27% das vendas externas de carne bovina "in natura" do Brasil de janeiro a setembro. No mês passado, o país suspendeu o embargo às exportações de carnes dos Estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Mato Grosso,

O Brasil respondeu por 43% da carne bovina importada pela Rússia nos nove primeiros meses deste ano.

Na semana passada, o Japão anunciou a suspensão da importação de carne processada do Brasil, após a confirmação da presença da proteína do agente causador da doença da vaca louca em um animal em Sertanópolis (PR).

Como o animal não morreu em decorrência do mal da vaca louca, o caso foi chamado de "não clássico" pelo Ministério da Agricultura.

O Japão não é grande importador de carne do Brasil. No ano passado, foram 1.400 toneladas -0,3% da compra do país asiático.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página