Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Racha sindical deve esvaziar edição 2013 do Fórum Social

Antiga apoiadora, CUT não deve comparecer

FELIPE BÄCHTOLD DE PORTO ALEGRE

Um racha entre centrais sindicais deve esvaziar a edição 2013 do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, que começa na semana que vem.

O evento no Estado -neste ano uma prévia do encontro global que será feito em março na Tunísia- não terá a participação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), sua tradicional apoiadora, e de outros movimentos sociais.

Eles reclamam da "institucionalização" do fórum pela prefeitura e da influência da Força Sindical sobre a organização. A Força é ligada ao PDT, mesmo partido do prefeito José Fortunati.

A partir deste ano, o Fórum Social, criado como contraponto ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, será um evento fixo no calendário de Porto Alegre. A cidade é a principal financiadora, com ao menos R$ 1,4 milhão nesta edição.

O governador do Estado, Tarso Genro (PT) também deve dar apoio ao encontro.

Entre os motivos da desavença estão os temas escolhidos. A questão ambiental novamente será um dos focos. Participantes antigos queriam mais destaque à crise econômica internacional.

Grupos como a Marcha Mundial de Mulheres, movimentos sem-terra e a Associação Brasileira de ONGs também não vão participar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página