Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CPI acirra embate político em São Carlos

Secretário de Altomani diz não saber paradeiro de 7,5 toneladas de carne e 65 mil pãezinhos da gestão anterior

Gestão de Oswaldo Barba afirma não haver irregularidades e que compra abasteceu escolas em dezembro

DE RIBEIRÃO PRETO

Uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta na Câmara de São Carlos criou uma nova disputa política entre o PSDB, que atualmente comanda a prefeitura, e o PT, partido que governou o município entre 2001 e o ano passado.

Na última quinta-feira, a comissão ouviu depoimento do secretário da Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, também vice-prefeito, sobre o suposto desaparecimento de 65 mil pãezinhos e de 7,5 toneladas de carne da administração.

Os alimentos, não localizados pela atual gestão, teriam sido comprados pela administração do petista Oswaldo Barba -que foi derrotado pelo prefeito tucano Paulo Altomani em sua tentativa de reeleição-, mas em período de recesso escolar.

"Documentos apontam que há irregularidades e desencontros de declarações, realmente, que contrariam os fatos", disse, por meio da assessoria, o vice-prefeito.

Segundo a prefeitura, Salvo apresentou documentos que comprovariam divergências e outras irregularidades.

"Outra empresa nos procurou com uma cobrança de alimentos que teriam sido entregues para a merenda no dia 27 de dezembro, período no qual as escolas estavam em férias."

Essa cobrança superaria os R$ 20 mil, referentes a 1.932 quilos de frango e 2.196 quilos de salsichas. A prefeitura se recusa a pagar as dívidas enquanto não tiver provas de que os alimentos foram entregues e consumidos.

A CPI é formada pelos parlamentares Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), que a preside, Ronaldo Lopes (PT), Eduardo Brinquedos (PSC), Edson Fermiano (PR) e Mauricio Ortega (PSDB).

O episódio é mais um na disputa política existente em São Carlos. Antes, PT e PSDB já se envolveram em pelo menos três polêmicas.

No mês passado, Altomani suspendeu as obras de melhorias viárias e antienchentes entre a praça Itália e a rotatória da Jesuíno Arruda, iniciadas pelo PT.

Antes, a Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) rescindiu convênio para implantar a Cidade da Energia, também aposta do PT local, e a gestão Altomani apontou falhas no projeto de ciclofaixas desenvolvido por Barba.

OUTRO LADO

A Folha tentou, mas não conseguiu ouvir o ex-prefeito Oswaldo Barba ou seus ex-assessores anteontem sobre as investigações.

Antes de o assunto ser alvo de CPI, a ex-secretária da Agricultura Maria Regina Silva Bortolotti informou, por meio de uma nota, que a entrega das 7,5 toneladas de carne foi feita e se referia a um adiantamento contratual de 25% para não comprometer o abastecimento de alimentos das 120 unidades escolares em dezembro.

Ainda segundo a nota, o setor jurídico da administração autorizou o procedimento em 29 de novembro do ano passado. A ex-secretária é a próxima pessoa a ser ouvida pelos vereadores. Seu depoimento está marcado para quinta-feira. (MARCELO TOLEDO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página