Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dárcy permanece internada em UTI sem previsão de alta médica

Estado de saúde da prefeita é grave, mas estável, segundo boletim médico do hospital Santa Luzia

Vice não assume a administração na ausência de Dárcy; entrega de distrito industrial foi adiada

VENCESLAU BORLINA FILHO DE RIBEIRÃO PRETO

Após o quadro de infecção causada por uma inflamação no rim direito, a prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), permanece internada em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Santa Luzia, em Brasília, sem previsão de alta.

De acordo com boletim médico divulgado ontem, seu estado de saúde é grave, porém, estável. A pressão arterial está controlada e ela toma antibióticos contra a infecção. A prefeita está consciente, orientada e respira sem a ajuda de aparelhos. Uma equipe formada por ginecologista, nefrologista e urologista acompanha a paciente.

Dárcy estava na cidade para uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos e passou mal durante uma visita ao presidente do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela foi socorrida na enfermaria e depois encaminhada para o hospital.

De acordo com o médico Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a pielonefrite (inflamação no rim) que atingiu Dárcy não é comum e pode ser resultado de outras complicações, como cálculos (pedras) renais ou outras infecções.

Segundo ele, geralmente a inflamação caminha para o quadro de infecção generalizada, que foi o apresentado pela prefeita. Ainda conforme Santos, os antibióticos usados no caso são potentes para evitar atingir outros órgãos do corpo humano.

A assessoria da prefeita afirmou que o vice, Marinho Sampaio (PMDB), não vai assumir a administração. A ordem é para os secretários continuarem as ações. O secretário da Saúde, Stenio Miranda, foi para Brasília para acompanhar Dárcy.

Ainda de acordo com a assessoria, apenas um compromisso da agenda da prefeita foi adiado, que será a entrega da segunda etapa do distrito industrial, às margens da rodovia Anhanguera. O evento estava marcado para amanhã, mas será realizado no próximo dia 22.

O hospital em que Dárcy está internada é de referência em Brasília. A unidade foi adquirida em junho do ano passado pela rede D´Or, do Rio de Janeiro, e o Hospital São Luiz, de São Paulo. Já passaram por procedimentos médicos no local o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e o ministro do STF Celso de Mello.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página