Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Varejo segue migração já feita pela indústria

DE RIBEIRÃO PRETO

A chegada de centros de varejo a cidades menores do interior é consequência da migração de investimentos que a indústria fez ao deixar as regiões metropolitanas.

A opinião é do economista Rudinei Toneto Júnior, docente da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto), da USP, especialista em economia brasileira.

"A indústria já retirou os investimentos das capitais e o varejo apenas acompanha essa migração para o interior", afirmou.

O mercado consumidor paulista, fora da Grande São Paulo, tem crescimento em volume maior do que o da região metropolitana, de acordo com o professor.

No caso das cidades menores, um dos maiores desafios dos grupos investidores é tornar o negócio viável apesar do tamanho da população.

A chegada de novos shoppings nesses municípios, ainda de acordo com Toneto Júnior, fatalmente afeta o comércio de rua tradicional.

"Pode trazer a lojas tradicionais um impacto negativo. Mas não é um processo muito uniforme."

Já para o consumidor, na avaliação do economista, a novidade pode trazer vários benefícios.

A diversificação de serviços exige maior qualidade e também pressiona, por meio da concorrência, a serem oferecidos preços mais baixos aos clientes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página