Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Irmãos transformam pneus em móveis e dobram renda mensal

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de cinco anos trabalhando com remodelagem de pneus, os irmãos Iremar, 29, e Carlos Prada Ramos, 22, descobriram que as peças que não conseguiam recuperar poderiam se tornar uma nova fonte de renda.

Por dois meses, estudaram e testaram maneiras de montar móveis com os pneus. Hoje, cinco meses depois de terem desenvolvido a técnica, vendem em média 150 unidades por mês na região de Ribeirão Preto.

"O que nos deu um estalo foi um cliente que fazia vasos de flores com pneus. A ideia ficou na minha cabeça e eu passei a pesquisar e fazer testes", disse Iremar.

Além dos bancos, que suportam até 130 quilos e custam R$ 40, os irmãos também desenvolveram uma mesa de centro e um pula-pula.

Com boa procura pelos clientes, os móveis dobraram a renda mensal dos irmãos.

Por mês, as vendas rendem, em média, R$ 1.500 para cada um. Agora, a dupla tenta patentear o banco.

A remodelagem da família recebe em média 3.500 pneus por mês, sendo que um terço não tem condições de passar por recuperação. "As pessoas trocam os pneus muito tarde e, às vezes, não dá para reutilizar", disse Iremar.

Os irmãos dizem que acreditavam que os mais de mil pneus descartados por mês seriam suficientes para a fabricação dos móveis. Com muitas vendas em dezembro, tiveram que ir a Franca para comprar mais matéria-prima.

Eles agora conciliam a fabricação dos 70 móveis por semana com a modelagem. O trabalho é pesado. Cortam com faca cada um dos 350 pneus usados por semana.

"Agora, quero achar tempo para desenvolver novos móveis", afirmou Iremar. Um balanço, por exemplo."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página