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Ribeirão

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Proibido estacionar

Seis meses após medida na avenida Independência, número de multas a motoristas infratores já chega a 245

ISABELA PALHARES DE RIBEIRÃO PRETO

Seis meses após proibir o estacionamento e parada de veículos na terceira faixa da avenida Independência, no trecho entre as avenidas Nove de Julho e Itatiaia, o número de multas aplicadas pela prefeitura já chega a 245.

A quantidade de infrações nos 900 metros da proibição da via representa 52% do número de multas aplicadas em mais de três anos nos 3,8 quilômetros da avenida Francisco Junqueira, que também teve a extinção de 174 vagas em maio de 2011.

A Prefeitura de Ribeirão Preto proibiu o estacionamento de veículos na avenida Independência para disponibilizar uma terceira faixa de rolamento e melhorar a fluidez do trânsito. No total, foram extintas 55 vagas.

Antes, em setembro, já havia proibido o estacionamento na avenida Meira Júnior, entre a Francisco Junqueira e a Treze de Maio. No local, em nove meses, foram sete infrações registradas. Foram extintas 35 vagas na via.

De acordo com especialistas, apesar da restrição das vagas na avenida Independência ter sido uma medida positiva, que contribuiu para o trânsito, a média de uma multa por dia no local é um alerta ao poder público sobre a necessidade de alterações conjunturais em cada local.

O especialista em trânsito José Bernardes Felex, docente aposentado da USP (Universidade de São Paulo), disse que a restrição de estacionamento na Independência não teve resistência de comerciantes, como na Francisco Junqueira.

"São avenidas com perfis diferentes. Na Independência, as lojas têm vagas em frente ao estabelecimento para os clientes. Por isso, o impacto deveria ser menor, apesar do desrespeito à sinalização", disse Felex.

Victor Nozaki, coordenador do curso de Gerente de Cidade da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), disse que a restrição é a medida mais adotada por prefeituras do interior, por ter efeito imediato e sem custos.

CONSULTA

Em outubro, a prefeitura consultou a população, em uma enquete, sobre a restrição de estacionamentos. Trechos da avenida Dom Pedro 1º, Amador Bueno, Lafaiete e Barão do Amazonas foram os mais citados pela população.

A administração municipal diz que ainda estuda a restrição.

De acordo com Nozaki, a restrição nas ruas do centro deve ser feita de forma cautelosa para que não haja uma "explosão" de multas e falta de segurança no trânsito.

"Nesses locais, as pessoas não vão ter onde parar e terão inevitavelmente que parar em estacionamentos particulares", disse Nozaki.

"O volume de pedestres vai aumentar e é preciso aumentar a segurança para eles", completou o especialista.

Segundo ele, o centro de Ribeirão tem pouca estrutura focada na segurança dos pedestres, como semáforos para eles, por exemplo.

Felex também ressaltou que é preciso um trabalho de divulgação e ampla sinalização para que não haja abuso na aplicação de multas.

No primeiro quadrimestre deste ano, o número de autuações em Ribeirão Preto diminuiu em quase 1%, para 58.782, mas a arrecadação aumentou 2,5%, para R$ 4,86 milhões, segundo dados repassados pela prefeitura referentes a toda a cidade.


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