Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Roubo de veículo na região de Ribeirão cresce mais que no Estado

Aumento do crime é proporcionalmente superior ao do Estado e da Capital; furtos de veículos também aumentaram

Delegado responsável pela região diz que combate ao roubo e furto de carros é prioridade da polícia

DE RIBEIRÃO PRETO

O número de roubo de veículos na região de Ribeirão Preto nos sete primeiros meses deste ano cresceu quase seis vezes mais do que o registrado em todo o Estado.

O aumento foi de 55% de janeiro a julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto que, no Estado, a alta foi de 9,2%. Ao todo, foram 1.330 roubos de veículos no período.

Os dados foram divulgados nesta segunda (25) pelo governo do Estado.

Só os veículos roubados na cidade de Ribeirão Preto --941 em sete meses-- representam 70,75% do total registrado na região. Os furtos de veículos também tiveram aumento de 11,6% na região.

Para José Vicente da Silva Filho, especialista em segurança pública, os índices de roubo na região de Ribeirão destoam dos registrados no Estado porque indicam a presença do crime organizado.

"Metade dos carros roubados são usados para outros crimes e abandonados na rua e a outra metade desaparece, ou seja, tem o chassis adulterado, documento falsificado para ser vendido ilegalmente", disse Silva Filho.

O especialista defendeu um trabalho mais eficiente da Polícia Civil para a queda dos números estatísticos.

O delegado João Osinski Júnior, diretor do Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), disse que a região é alvo de várias quadrilhas de roubo de veículos e que iniciou o mapeamento dos casos para uma ação no segundo semestre.

Em nota, a Polícia Militar disse que atua para combater o crime organizado.

Os roubos em geral também aumentaram 21,2% e as mortes em acidentes de trânsito também cresceram 11,6% nos primeiros sete meses do ano na região.

Sérgio Kodato, coordenador do Observatório da Violência e Práticas Exemplares da USP Ribeirão, diz que o aumento das ocorrências se deve à certeza da impunidade.

Osinski afirma que a Polícia Civil tem todos os equipamentos necessários para combater a criminalidade.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página