Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Falta planejamento às cidades, diz especialista

DE RIBEIRÃO PRETO

Especialistas em gestão de recursos hídricos afirmam que faltou, ao longo dos anos, planejamento às cidades para enfrentar a seca.

Docente do curso de engenharia civil da UFSCar e doutor em saneamento pela USP, João Sérgio Cordeiro disse que as cidades devem se programar antes da estiagem, porque o Estado é "paupérrimo" de água superficial disponível para consumo.

Segundo ele, São Paulo tem só 1,6% da água superficial disponível no país. "Estamos um século atrasados nessa questão [de conscientização e formas de evitar racionamento] em relação aos países desenvolvidos."

Já Frederico Fábio Mauad, docente do departamento de hidráulica e saneamento da Escola de Engenharia da USP São Carlos, afirma que não se pode culpar a natureza.

"Temos engenharia avançada, com as três melhores universidades do país, gente qualificada e pesquisa. Se houve falha, o que aconteceu? Falta de planejamento."

A Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos informou, em nota, que tem programas de apoio técnico e financeiro aos municípios. O apoio, segundo a pasta, ocorre mediante demanda.

Em Cravinhos, o problema é sentido pela estudante Keila Oliveira, 29. Sem dinheiro para comprar uma caixa-d'água, disse ser obrigada a acumular água em baldes para usar no banheiro, lavar louça e roupas e fazer comida.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página