Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ribeirão terá faixa preferencial para ônibus em 8 km de vias no centro

Prefeitura iniciará a implantação ainda em outubro e vagas de zona azul deverão ser extintas

Comércio é contra o fim do estacionamento rotativo, por temer queda no movimento em lojas da região

BRUNA MOZER DE RIBEIRÃO PRETO

A Transerp (empresa de transporte urbano) iniciará neste mês a implantação de faixas preferenciais de ônibus no centro de Ribeirão Preto. Serão oito quilômetros em ruas que já fazem parte da rota do transporte coletivo.

A Folha apurou que as vagas de estacionamento do sistema de zona azul nas ruas por onde passam os ônibus serão eliminadas para a implantação das faixas. Com isso, a outra via da rua será liberada para uso exclusivo dos coletivos.

A proposta é aliviar o trânsito --são 480 mil veículos, para uma população de 658 mil habitantes-- e dar mais agilidade aos ônibus que trafegam na região central. A medida segue prática já adotada na capital, por exemplo, que tem faixas exclusivas.

Em setembro, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) autorizou taxistas a usarem os 440 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus em qualquer horário, desde que tenham passageiro.

As ruas a terem faixas não foram informadas, mas a Folha identificou ao menos quatro com zona azul e rota de ônibus: Barão do Amazonas, Saldanha Marinho, Duque de Caxias e Cerqueira César.

Hoje, há 1.314 vagas rotativas em toda a região central, de acordo com a Transerp.

As faixas serão preferenciais --e não exclusivas--, ou seja, poderão ser usadas pelos ônibus em determinados períodos do dia. O horário ainda não está definido.

O investimento será feito pelo consórcio Pró-Urbano, responsável pelo sistema, e está previsto num TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre a Promotoria e a prefeitura em maio.

Gustavo Vicentini, gestor do consórcio, afirmou somente que todas as decisões cabem à prefeitura.

Já o diretor da Transerp José Mauro de Araújo disse que o TAC prevê que as faixas sejam implantadas até o final de novembro. "O que podemos dizer é que será feito tudo dentro do prazo."

Segundo ele, a implantação é um procedimento "simples", pois demanda apenas pintura das ruas e colocação de placas de sinalização.

A implantação das faixas já foi levada aos comerciantes do centro em reunião com a Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) no começo do ano.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a entidade informou que os comerciantes "são contra o fim da zona azul, por temerem queda no movimento das lojas".

Dono de uma loja na Barão do Amazonas, Rogério Castalde disse que clientes já reclamam pela falta de vagas.

"A fiscalização não funciona. Tem gente que deixa o carro o dia todo na rua. A rotatividade não existe", disse.

A Acirp defendeu ainda "um estudo aprofundado" para analisar o impacto da retirada da zona azul do centro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página