Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Projeto do aeroporto fica pronto e dá 'sinal' para abrir licitação

Reunião entre Estado e União está marcada para quinta-feira em Brasília para ajustes

DE RIBEIRÃO PRETO

A SAC (Secretaria de Aviação Civil), do governo federal, finalizou o projeto de ampliação do aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto.

Com isso, o imbróglio, que se arrasta desde 2012, poderá resultar no início das obras logo após ser feita a licitação.

De acordo com a SAC, uma reunião acontecerá nesta quinta-feira (9) em Brasília, com técnicos do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), para discussão do projeto.

Se não houver mudanças significativas, a licitação para a contratação de uma empresa responsável pelas obras será iniciada. Mas nenhum dos órgãos informa prazos.

O investimento faz parte do programa nacional de logística do governo federal, que prevê recursos para 270 aeroportos no país.

Inicialmente, a ampliação do Leite Lopes seria feita pelo Estado. Mas, com o lançamento do programa pela União, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decidiu dividir os custos.

O valor estimado pelo governo federal até o momento é de R$ 212 milhões.

Do Estado, o montante é de R$ 240 milhões, sendo que parte será usada para desapropriação de área no entorno do aeroporto. Caberá a São Paulo também a construção da passagem na avenida Tomaz Alberto Whately.

O deslocamento da pista, a construção do novo pátio de aeronaves e ampliação do terminal de passageiros caberão à União.

Atualmente, o terminal do aeroporto tem capacidade para 1,159 milhão de passageiros por ano. A previsão é que fique pronto para receber 4,6 milhões, em 2025.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página