Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ribeirão

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Grupos mantêm viva a tradição da Folia de Reis na região de Ribeirão

FERNANDA TESTA COLABORAÇÃO PAR A A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

É manhã de domingo e a vizinhança se reúne em frente à casa de Adolfo Alves, 79, na Vila Virgínia, em Ribeirão Preto, à espera da chegada da bandeira de Santos Reis.

Ontem, no Dia de Reis, a Companhia Irmãos Adolfo transformou música e dança em sinônimo de fé e devoção na casa do integrante vivo mais velho do grupo.

Com 102 anos, a companhia nasceu na fazenda dos Coxos, em Igarapava, passou por Miguelópolis e hoje mantém a tradição em Ribeirão.

"Dos 23 componentes [da Companhia Irmãos Adolfo], 14 são da mesma família", conta Baltazar Aparecido Alves, 55, filho de Adolfo.

A Folia de Reis, comemoração do nascimento de Jesus trazida ao Brasil no período da colonização, faz parte do folclore do país e resiste ao tempo como manifestação cultural e de fé.

Na região de Ribeirão, além das visitas das companhias às casas, os festivais de Folia de Reis também mantêm a tradição. Ribeirão Preto, Santo Antônio da Alegria e Altinópolis realizam encontros anuais com companhias de todo o Brasil.

Santo Antônio da Alegria, pioneira dos festivais na região, realizou o encontro durante todo o dia de ontem. A cidade festeja a Folia de Reis há mais de cem anos.

Altinópolis chega à 41ª edição do encontro de foliões no próximo dia 18 de janeiro.

De acordo com a Associação Folclórica de Altinópolis, em 2012 a festa recebeu ao menos 25 mil pessoas -a expectativa para 2013 é atingir ao menos o mesmo número.

Já em Ribeirão Preto o festival está marcado para o dia 27 de janeiro, na praça José Rossi, na Vila Virgínia.

"Acho importante fazer algo que toca as pessoas. Com a folia vemos onde vai a fé das pessoas, não é só a questão cultural", afirma Baltazar.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página