Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Projeto do Inpe protege rede elétrica de raios

Nova etapa de programa melhora a previsão de onde as descargas elétricas vão cair

FERNANDO TADEU MORAES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) lançará neste mês mais uma etapa do ClimaGrid, projeto de proteção da rede elétrica desenvolvido em parceria com empresa EDP, distribuidora de energia da região do Vale do Paraíba e Espírito Santo.

O projeto, que começou há cerca de dois anos, usa informações meteorológicas para preservar as redes de distribuição de energia elétrica e diminuir o tempo de interrupção do fornecimento.

Segundo Osmar Pinto Júnior, do grupo de eletricidade atmosférica do Inpe, antes a previsão meteorológica era dada com 24h de antecedência, mas com pouca precisão espaço-temporal.

"Hoje, prevemos com 24h de antecedência a ocorrência de descargas elétricas com uma margem de erro de 5 km. Com isso, a empresa pode direcionar sua equipe para a área designada."

Apenas quatro instituições no mundo, além do Inpe, possuem tecnologia similar.

O sistema foi implantado para testes em outubro de 2012. Segundo dados do Inpe na área de concessão da EDP, no verão entre 2011 e 2012 foram registrados quase 55 mil raios; no mesmo período de 2012 e 2013, o número de raios foi de quase 100 mil.

Até o final do ano o sistema deve estar operando de forma plena.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página