Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Saúde + Ciência

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Amazônia

Greenpeace lança campanha contra madeira ilegal

DE SÃO PAULO - O Greenpeace lança hoje a campanha Chega de Madeira Ilegal, denunciando a exploração "ilegal e predatória" da madeira na Amazônia, segundo a ONG. A denúncia é resultado de dois anos de investigação do Greenpeace no Estado do Pará.

Marcio Astrini, coordenador da campanha, diz que o atual sistema de controle de extração de madeira é "duplamente falho, pois falha no controle da extração e ainda ajuda aquilo que é extraído ilegalmente a ganhar uma aspecto legal".

O Greenpeace levantou cinco casos de planos de manejo com indícios de fraude que exemplificam mecanismos para "esquentar" a madeira ilegal. Segundo Astrini, os empreendimentos elencados são passíveis de cancelamento ou suspensão.

As principais fraudes são a inflação do número de árvores de espécies raras e do tamanho das árvores no inventário florestal, áreas autorizadas sem sinal de exploração, exploração acima do limite autorizado pelo plano de manejo e corte de árvores protegidas por lei.

Procurado, o Ibama disse que o governo acredita estar vencendo a batalha da ilegalidade na Amazônia. O órgão enfatizou que vem implementando melhorias significativas no controle, como a certificação digital no sistema DOF (Documento de Origem Florestal).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página