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Rede social Potluck estimula conversa a partir de links

Cofundador Josh Miller descreve o novo serviço, lançado em junho, como uma "festa caseira da internet"

ANDERSON LEONARDO DE SÃO PAULO

A Branch, start-up financiada pelos cofundadores do Twitter Biz Stone e Evan Willians, lançou, no mês passado, o Potluck, rede social de compartilhamento de links.

Josh Miller, diretor de produto e cofundador da Branch, descreve o serviço como uma "festa caseira da internet".

Ele diz que o site é voltado aos internautas que nunca escreveram um post de blog ou tuitaram. De acordo com a firma de pesquisas Pew Research, eles representam 86% de toda a internet.

Essa parcela corresponde aos usuários da internet que preferem se expressar por meio de fotos ou vídeos.

O novo site segue os princípios do primeiro produto da empresa --também chamado Branch--, que permite iniciar conversas e discussões com usuários convidados.

Mas, enquanto o Branch é mais usado por marcas e editores, que apostam em especialistas para realizar debates sobre os mais diversos assuntos, o Potluck almeja ser o lugar em que os usuários comuns da internet se encontram para conversar sobre as coisas mais bacanas da rede com seus círculos de amigos.

SIMPLICIDADE

É impossível se perder no Potluck. Simples, a rede social consiste de elementos básicos onipresentes no site.

À esquerda, existe uma espécie de "linha do tempo", que reúne os links compartilhados pelos contatos em tamanho reduzido.

Clicando nas prévias para expandi-las, o site oferece a possibilidade de mostrar o interesse por um conteúdo --através de um botão em forma de coração-- ou iniciar uma conversa sobre o tema na caixa de comentários.

No texto de apresentação do Potluck, Miller explica que o site não foi pensado para medir quantos "curtir" você recebe, ou criar um álbum de "fotos de tirar o fôlego".

"Na maioria das redes sociais, você está sob pressão constante para atender às expectativas", escreveu.

O Potluck, Miller diz, não é sobre sua persona, sua imagem na internet, mas sobre os interesses que unem os usuários em torno de um assunto em comum.

O maior exemplo disso é que o site não identifica o autor de um post na barra lateral. Não há nomes nem fotos. Para descobrir quem são as pessoas engajadas com um link, é preciso expandi-lo.

Outro traço do Potluck é o foco na interação entre amigos e conhecidos. No início, portanto, seu público é limitado aos contatos do Twitter, do Facebook e do Gmail.

Mas isso não quer dizer que você não pode encontrar pessoas novas. Amigos de amigos podem interagir com os seus posts, dando-lhe a opção de adicioná-los.


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