Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Caro, novo Kobo Aura tem poucas inovações

E-reader é compacto e leve, mas tem sistema muito lento

Leitor deve chegar no começo de 2014 por R$ 599; Aura HD, lançado este ano, é superior e custa pouco mais

BRUNO FÁVERO DE SÃO PAULO

O lançamento do Kobo Aura se aproveita do sucesso do Aura HD, leitor digital "premium" da marca canadense que, pouco mais de 6 meses depois de seu lançamento, responde por 27% das vendas de e-readers da empresa.

O Aura se propõe a incorporar ideias bem-sucedidas de seu antecessor em um aparelho menor e com preço um pouco mais competitivo.

De fato, ele herda algumas boas qualidades de outras experiências da empresa, como o relevo na traseira que facilita a pegada do Aura HD, e a iluminação uniforme (embora bastante azulada), do Kobo Glo, mas dispensa outras.

A tela de 6 polegadas sensível ao toque, por exemplo, não tem a super-resolução da versão HD, se aproximando da média do mercado. O impacto sobre os textos é mínimo, mas a definição das imagens diminui sensivelmente.

Ele também carrega alguns defeitos antigos --o sistema operacional continua irritantemente lento-- mas, mais importante, não traz inovações significativas.

A novidade mais interessante é a tecnologia "low-flash", que diminui sensivelmente a frequência das piscadas que limpam os rastros de páginas anteriores. Em contraste, a transição de uma página para a outra ficou bem menos suave.

O leitor também é o primeiro modelo da marca a ser integrado ao Pocket, um aplicativo do tipo "guarde para ler depois" que sincroniza sites marcados pelo usuário entre vários dispositivos.

O Kobo Aura estará disponível no Brasil no começo de 2014. Nos EUA, está na pré-venda por US$ 150 e começará a ser entregue em breve.

Pela preço, vale mais a pena comprar o Aura HD, que custa pouco mais, ou o Kindle Paperwhite, que oferece o mesmo por um preço menor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página