Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Depoimento

Jogo 'Fifa 12' para ganhar os 64 torneios do game

Já acumulei quase tantos times quanto o Túlio Maravilha em toda sua carreira

BRUNO ROMANI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Em dois anos, eu já acumulei quase tantos times quanto o Túlio Maravilha em toda sua carreira. Desde janeiro de 2012, eu jogo "Fifa 12" para iPad com um objetivo: ser campeão de todos os 64 torneios disponíveis no game.

Mas ser campeão para valer, "no campo", sem simular partidas ou desligar a prancheta quando um resultado não é favorável.

Deu zebra e perdi um mata-mata? Azar: as regras por mim estabelecidas determinam que devo ficar com o time até ganhar o torneio em questão.

Até o término destas linhas, já são 57 canecos na coleção. Falta colher os louros da vitória na Áustria, Suécia e Irlanda, além da Copa da Polônia. Já fui campeão de tudo na Austrália, na Coreia do Sul, nos EUA e na Noruega, entre outros centros futebolísticos menos conhecidos.

Eu sou fã de jogos de futebol desde "Super Futebol" (ou "Great Soccer"), para o Master System. A cada troca de console, procurei pelos títulos do tipo. Com o tempo, deixei os consoles de lado.

Foi quando surgiram os jogos para dispositivos móveis, bons para jogar a qualquer hora. Mas com uma desvantagem: terminam muito rápido. Depois de um mês no São Paulo, e já campeão de tudo, parecia que "Fifa 12" estava fadado a ser esquecido.

Mas a experiência de ser técnico e jogador tinha sido divertida. Ao assumir o comando de um time, mesmo que não conheça um único nome, começo a construir internamente uma narrativa da minha carreira fictícia.

Alguns atletas acabam virando ídolos (o centroavante do Nuremberg) e outros são uma decepção (estou olhando para você, Montillo).

Percebi que "Fifa 12" tinha muito a ser explorado. E não apenas isso. Jogos móveis não precisam ser rápidos e descartáveis.

É possível ter uma experiência mais profunda, como nos consoles, e alongar a carreira. Feito um Túlio Maravilha do "touchscreen".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página