Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Família restaura castelo, faz blog e fica famosa na internet

ALEXANDRE ARAGÃO DE SÃO PAULO

Uma família que mora na cidade de Perth (Austrália) acaba de conquistar o sonho da mansão própria. Mais especificamente, do castelo medieval próprio, situado ao sul da França, na comuna de Château-Verdun, próximo à divisa com a Espanha. E a internet está disposta a ajudá-los a restaurar a construção.

Tudo começou com um blog. "Era apenas para registrar o que estávamos fazendo e compartilhar com amigos e familiares", conta a australiana Karina Waters, por videoconferência. "De repente, alguém compartilhou nos EUA e, como resultado, tornou-se algo internacional."

Agora, além da página inicial (chateaugudanes.com), também criaram perfis no Facebook (46 mil curtidas) e no Instagram (16 mil seguidores). Graças à exposição, foram convidados a fazer um programa de TV documentando tudo. "Não tínhamos a intenção", diz Karina. "Simplesmente aconteceu."

O castelo que está sendo refeito, construído originalmente na década de 1750, foi descoberto na web pelo filho adolescente de Karina, quando eles estavam procurando uma casa na França.

Algumas das paredes internas são recobertas de afrescos --técnica em que a pintura é feita sobre a argamassa ainda fresca-- dos quais nem se sabia a existência. Os comentários on-line têm ajudado Karina e Craig a identificar o estilo das figuras.

Apesar de ainda não terem planos para a construção, a família já sabe que não irá morar lá. "Talvez a gente alugue para eventos", diz Karina. Tocada por trabalhadores da Catalunha (região autônoma no norte espanhol), a obra deverá ficar pronta somente em junho de 2015.

Até lá, a família continuará contando passo a passo na rede.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página