Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cidades do país estão entre as 'menos bonitas'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pesquisador chileno César Hidalgo lidera o grupo de Macro Connections do MIT Media Lab, voltado para complexidades econômicas, visualização e produção cultural, por meio de trabalhos acadêmicos, livros e sites.

Além do DataViva 2.0, eles desenvolvem uma pesquisa online chamada Place Pulse (pulse.media.mit.edu), que reconhece quais áreas de uma cidade são vistas como ricas, modernas, seguras etc.

Gente do mundo todo vota em duplas de fotos, a maioria tirada pela manhã de dentro de um carro, respondendo qual cenário parece mais bacana ou chato, sem saber a localidade.

O Brasil vai mal, com Belo Horizonte e Rio no topo das que parecem menos seguras, mais deprimentes e menos bonitas. As cidades com melhores performances são Washington (mais segura, bonita, rica e menos deprimente), Londres (mais animada) e Paris (menos chata).

"O Rio é um lugar fantástico, mas vai muito mal. Se você tirar as praias e montanhas, deixar só os prédios, não é um lugar bacana. É uma visão pragmática, é o que capturamos aqui", afirma Hidalgo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página