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Pagamento a músicos no Oi Rdio chega ao Brasil

Lançado nos EUA em outubro, programa dá US$ 10 a cada assinatura conquistada

DE SÃO PAULO

Um programa de remuneração de músicos do site de streaming Oi Rdio, lançado em outubro nos EUA, passará a funcionar no Brasil na quarta-feira. O artista receberá US$ 10 a cada assinatura feita por meio de sua página.

Atualmente, o serviço paga direitos autorais de modo direto somente a gravadoras, selos e editoras -que, então, repassam o dinheiro ao artista. Seu principal concorrente no Brasil, o Terra Sonora, também trabalha assim.

O usuário paga uma assinatura mensal e pode ouvir as músicas on-line ou baixá-las para ouvir off-line. Nesse caso, os arquivos funcionam apenas dentro do aplicativo.

Outros sites semelhantes, como Spotify e Rhapsody, ainda não chegaram ao país.

Para participar do Artist Program, como o sistema é chamado, o músico faz um perfil e recebe links rastreáveis. O próprio Oi Rdio terá uma ferramenta para controlar quantos usuários fizeram a assinatura por esses links.

Os planos do rdio.com variam de R$ 8,99 (apenas na web) a R$ 29,90 (pacote com três logins ilimitados).

No Terra Sonora (sonora.com.br), os valores vão de R$ 9,90 (uso ilimitado na web e dez downloads) a R$ 59,90 (uso e downloads ilimitados em qualquer plataforma).

"É um complemento à cadeia de royalties", diz Bruno Vieira, representante no Brasil do Rdio -que tem entre seus criadores o dinamarquês Janus Friis, fundador do serviço de videochamada Skype.

O principal ponto, diz Vieira, é fazer com que os músicos se engajem na divulgação do site. "A cadeia de pagamento é muito extensa", diz. "Buscamos um modelo para remunerar o artista."

O sambista Seu Jorge será o primeiro brasileiro a lançar e divulgar um perfil no site. Entre os artistas americanos, o rapper Snoop Dogg e a banda de rock Of Montreal estão no sistema.


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