Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Tec

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Reed Hastings Executivo-chefe do Netflix

Vamos atrás do que as pessoas procuram nas redes de pirataria

Download ilegal de filmes é termômetro para formar catálogo, diz executivo

DE SÃO PAULO

Ao buscar acordos para expandir seu acervo de vídeo on-line, o Netflix vai atrás dos filmes e dos programas de TV mais procurados nas redes de pirataria, afirma Reed Hastings, 52, fundador e executivo-chefe da empresa.

"A pirataria é um indicador de demandas não atendidas", disse Hastings em entrevista à Folha no último dia 9, em Las Vegas, durante a feira de eletrônicos CES.

Na semana passada, a empresa divulgou seus resultados financeiros. Ganhou 10 milhões de usuários em 2012, chegando a um total de 33 milhões, e teve lucro de US$ 8 milhões no último trimestre, contrariando as expectativas de prejuízo.

Satisfeito com a operação no Brasil, onde o Netflix estreou em setembro de 2011, Hastings revelou ainda que a empresa deve lançar em breve no país seu ranking de operadoras de banda larga, disponível hoje nos EUA e na Europa, que classifica as empresas segundo a performance do serviço em cada uma delas.

Questionado sobre seu maior tropeço recente -a iniciativa abortada de criar uma nova empresa só para aluguel de DVDs, a Qwikster, que faria dobrar o preço da assinatura para clientes do serviço tradicional e do on-line nos EUA-, Hastings respondeu: "Nós queremos ver o futuro do streaming agora mesmo, mas às vezes estamos um pouco à frente dos nossos clientes". (RAFAEL CAPANEMA)

-

NETFLIX NO BRASIL

Está indo muito bem, já é um dos nosso maiores mercados. Como você sabe, a internet continua crescendo bastante, e algumas pessoas estão dispostas a pagar por conteúdo. TVs inteligentes estão começando a ser vendidas, e as pessoas usam bastante iPads e tablets com Android.

DIFICULDADES NO BRASIL

A maior dificuldade é com pagamento on-line. As pessoas não estão acostumadas a usar cartão de crédito na internet e querem pagar com boletos [a empresa anunciou que vai oferecer essa forma de pagamento no Brasil]. Já há débito em conta corrente por meio de bancos brasileiros. Em geral, na América Latina, há mais fraudes e mais medo de fazer pagamentos on-line.

CONTEÚDO BRASILEIRO

Nós tentamos encontrar conteúdo que é mal distribuído. Se um conteúdo local já é muito bem distribuído, está em vários canais, não interessa ao Netflix. Com muita frequência, nós vamos atrás daquilo que as pessoas procuram nas redes de pirataria, como o BitTorrent. A pirataria é um indicador de demandas não atendidas.

PREFERÊNCIA NACIONAL

O que os brasileiros mais veem no Netflix é conteúdo produzido nos EUA. Isso acontece, em parte, porque vocês têm muitas outras fontes de conteúdo local.

Aluguel de DVDs

Acho que o formato físico vai continuar encolhendo, mas haverá uma cauda longa. Ainda há os colecionadores, as bibliotecas. Mas o streaming está substituindo os discos rapidamente.

PERFIS PERSONALIZADOS

É um recurso em fase de testes, desenvolvido para famílias, especialmente aquelas com filhos. Às vezes, os títulos infantis aparecem bastante na interface, o que não é tão bom para os pais, e, às vezes, aquilo a que os pais assistem aparece para os filhos, e isso também não é bom. Estamos tentando separar as coisas. Você poderá configurar perfis e usá-los independentemente, já que vídeo on-line é uma experiência bastante pessoal. Ainda não fixamos uma data de lançamento. Vamos oferecer para todos quando estiver estável e funcionando bem. O usuário poderá criar cinco perfis dentro de uma conta, e não haverá cobranças extras.

CATÁLOGO UNIVERSAL

A longo prazo, nosso objetivo é oferecer o mesmo conteúdo em todos os países. Estamos fazendo a nossa parte com o seriado que estamos produzindo, "House of Cards", com Kevin Spacey. Ele será lançado em 1º de fevereiro em todos os países onde há Netflix. De qualquer forma, hoje, se você viajar para outro país e acessar o Netflix, terá a oportunidade de experimentar conteúdos diferentes.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página