Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

No Recife, influência judaica é revista em tour durante disputa

Prefeitura da capital pernambucana oferece passeios gratuitos durante o mês da Copa das Confederações

Participação dos ingleses e dos franceses na formação da cidade também é lembrada em roteiros históricos

FÁBIO GUIBU DO RECIFE

Quem visita Recife e quer conhecer mais que praias e coqueirais terá uma boa oportunidade no período da Copa das Confederações.

O torneio vai de 15 a 30 de junho, mas roteiros turísticos que abordam a influência estrangeira na capital de Pernambuco serão oferecidos nos finais de semana, a partir do dia 2 do mês que vem.

Os passeios revelarão as marcas deixadas por judeus, ingleses e franceses.

As visitas, promovidas pela Secretaria de Turismo e Lazer de Recife, incluem passagens por monumentos, obras, templos, mercados e praças.

A influência judaica será o primeiro tema do circuito, nos dias 2 e 9. Um dos principais pontos de visitação será o bairro do Recife Antigo, que deu origem à cidade.

Na rua do Bom Jesus, chamada de "rua dos Judeus" durante a ocupação holandesa (1630-1654), está a primeira sinagoga das Américas, a Kahal Zur Israel, que abriga hoje o Centro Cultural Judaico de Pernambuco.

O centro guarda as descobertas arqueológicas feitas no local, como estruturas e objetos do século 17.

O passeio incluirá ainda visitas ao bairro do Pina, antiga propriedade do judeu André Gomes de Pina, ao cemitério judaico do Barro e à casa onde morou a escritora Clarice Lispector (1920-1977).

Nos dias 15 e 22, o tema do passeio será a influência inglesa no Recife. As visitas incluirão passagens pelo Caxangá Golf & Country, pela igreja Anglicana, pela Fundação Joaquim Nabuco e pelo Cemitério dos Ingleses, de 1714.

O sábado, dia 29, será reservado à influência francesa na capital pernambucana. No roteiro, a praça da República, o Mercado de São José e o teatro de Santa Isabel, construído pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier e inaugurado em 1850.

PASSEIOS
inscrição deve ser feita na manhã da sexta anterior ao passeio pelo tel. 0/xx/81/3355-8605
QUANTO gratuito
LOCAL o ponto de encontro é na praça do Arsenal, no Recife Antigo


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página