Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tratamento VIP aos brasileiros

Ensinar português a lojistas é uma das iniciativas de cidades como Londres e Paris para conquistar os turistas brasileiros, que deixaram valor recorde de R$ 44 bi no exterior em 2012

DE NOVA YORK DE PARIS DE LONDRES DE MADRI

Os turistas brasileiros estão viajando mais. E gastando mais, muito mais. No ano passado, deixaram a quantia recorde de R$ 44 bilhões no exterior. Cinco anos antes, o valor havia sido de R$ 16 bilhões.

Nos EUA, que tentam avançar contra a crise econômica de 2008, os brasileiros injetaram US$ 8 bilhões (cerca de R$ 16 bilhões) em 2012.

Ficam atrás apenas dos chineses no ranking dos turistas que mais gastam na terra do Tio Sam--em Nova York, são os primeiros.

Atentos aos lucros provenientes dessa expansão, grandes lojas, hotéis e museus de cidades de forte apelo turístico têm feito adaptações para atrair o paulista, o carioca, o mineiro...

Com uma das melhores coleções de arte moderna do mundo, o MoMA, de Nova York, acaba de lançar o audioguia em português.

Do outro lado do Atlântico, o grupo parisiense "Le Figaro" (que edita o jornal homônimo) passou a publicar em janeiro um suplemento de moda e viagens, com 200 mil exemplares trimestrais, também na língua de Camões.

Mas essa onda de tratamento VIP aos brasileiros não se restringe a ações pontuais.

No Reino Unido, um plano recente do governo incentiva que lojistas hotéis aprendam a língua portuguesa.

Não se espante se for recebido com um "bom dia" em visita à loja de departamento Harrods, em Londres. (JOANA CUNHA, GRACILIANO ROCHA, BERNARDO MELLO FRANCO E LUISA BELCHIOR)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página