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Suplemento francês lança versão 'brasuca'

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS

Sintoma da nova realidade do turismo na França, o "Paris Chique" é a versão abrasileirada do tradicional suplemento "Paris Chic", editado pelo grupo "Le Figaro" voltado à moda, beleza, viagens e estilo de vida para consumidores da classe A.

Os 200 mil exemplares da publicação, trimestral, são distribuídos em hotéis e lojas de luxo em Paris.

No Brasil, o suplemento está disponível em shoppings e agências de viagem. Antes, o "Le Figaro" já tinha lançado uma congênere em mandarim, visando alcançar o mesmo público segmentado na China.

Segundo o grupo, 70% dos exemplares chegam às mãos dos brasileiros quando eles já estão na França e o restante é distribuído a pessoas antes de suas viagens. A proporção é inversa entre os leitores em mandarim.

"O chinês planeja com antecedência toda a sua programação de férias. Em geral, o brasileiro faz o contrário, decide o que vai fazer quando já está aqui", diz a brasileira Marjorie Vargas, que trabalha no setor de distribuição internacional da publicação.

À MESA

Restaurantes também investem no "abrasileiramento" de seus serviços.

Nos dos Bateaux Pariesiens, barcos para turistas que navegam pelo Sena, o cardápio tem versões em várias línguas, inclusive português. Facilidade para turistas como a jornalista Camisa Sátiro, 27.

"Em alguns lugares, não entendíamos nada do que estava nos cardápios", diz ela, que foi a Paris no ano passado, em lua de mel. "Então, quando havia a opção em português, sempre era melhor."

Ela também se surpreendeu com uma garçonete francesa que falava português no café des Deux Moulins, o do filme da personagem Amélie Poulain. "Voltamos lá mais vezes só por causa da facilidade."

COMPRAS E MOSTRA

Templo do consumo na Rive Gauche, a margem esquerda do Sena, o Le Bon Marché realiza uma exposição dedicada ao Brasil pela primeira vez em seus 160 anos.

Moda e design brasileiros de alto padrão ganharam espaço junto às mais de 250 grifes de luxo que são vendidas nos 27 mil m² do Bon Marché.

A iniciativa ajuda a reforçar a marca da loja de departamento mais antiga do mundo junto à clientela crescente de brasileiros. (GR)


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