Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Belo Horizonte aposta em museus e cafés na Copa das Confederações

Circuito cultural da praça da Liberdade combina exposições de arte e museus de ciência

Museu Giramundo, do tradicional grupo de teatro de bonecos, pode ser visitado com agendamento prévio

PAULO PEIXOTO DE BELO HORIZONTE

Embora tenha concedido a si própria o título de "capital mundial dos botecos", Belo Horizonte quer aproveitar a Copa das Confederações, entre 15 e 30 de junho, para mostrar que também tem bons circuitos de museus e cafés.

Essas opções ficam na região centro-sul, principal eixo turístico da cidade no qual estão 70% dos hotéis de BH.

Os museus estão concentrados no circuito cultural da praça da Liberdade, com oito espaços instalados nos arredores da praça. Ali ficava a antiga área da burocracia estatal mineira, cujos prédios foram erguidos para abrigar a nova capital, em 1897.

O núcleo burocrático se transformou em circuito histórico e moderno, com exposições de arte e museus de ciência interativos e lúdicos. A cultura, os costumes e as riquezas minerais do Estado também são explorados.

No eixo sul, está o museu das telecomunicações, no Centro Cultural Oi Futuro.

Na praça da Estação, antiga estação ferroviária do centro da cidade, encontra-se o museu de Artes e Ofícios, que expõe acervo sobre "o trabalho e o trabalhador". Próximo dali, no bairro Floresta, está o museu Giramundo, do tradicional grupo de teatro de bonecos. Como está em reforma, é preciso ligar e agendar a visita (0/xx/31/3446-0686).

Fora desse eixo, vale a pena reservar um dia inteiro para Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto, localizado em Brumadinho, a 60 km de BH.

CAFÉS

Já os cafés vêm ganhando espaço em BH nos últimos anos, muitos deles em livrarias, e se transformaram em pontos de encontro dos moradores da cidade.

Um roteiro prático fica na Savassi, região comercial que concentra muitos bares e restaurantes. Ali estão as livrarias Mineiriana, Status e Quixote, o Café Três Corações e o Café com Letras.

Quanto aos botecos, não é preciso procurar muito para encontrar um dos 12 mil da cidade, segundo a prefeitura.

Uma dica é descobrir os bons bares dos bairros Santo Antônio, Serra e Santa Tereza --como o Via Cristina, Melo Mercearia e Obardô, respectivamente.

Para quem gosta de quadrilhas juninas, a praça da Estação receberá o concurso da folia de São João. O evento anual fará parte de um evento maior com shows musicais e telões para ver os jogos da Copa das Confederações, numa mostra da Fan Fest da Fifa na Copa de 2014.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página