Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crianças a partir de 1 ano já podem encarar viagem

Em percurso de carro, ideal é fazer paradas a cada 3 horas, dizem especialistas

Levar brinquedos e até o travesseiro podem ajudar os pequenos a se sentirem mais 'confortáveis'

Ao se livrar da rotina para curtir o feriado, os pais se programam para viajar com os filhos, mas uma dúvida pode vir à cabeça. Qual a idade aconselhável para que os pequenos caminhem para a primeira aventura?

Segundo os especialistas, o ideal é acima de um ano.

Os bebês podem sofrer com trajetos muito longos e locais desconhecidos.

"Eles podem ficar irritados e tensos", diz Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. "O retorno nem sempre é produtivo a ponto de compensar o estresse."

Segundo a psicóloga Marilene Proença, do Instituto de Psicologia da USP, a tensão é menor, porém, se a viagem for para visitar um familiar.

"Se a criança vai para a casa dos avós, por exemplo, é diferente. Lá, ela vai se sentir acolhida e pertencente àquele lugar", afirma.

Para uma viagem mais tranquila, as especialistas fazem recomendações. Marilene sugere que os pais não se esqueçam de levar os brinquedos preferidos e o travesseiro habitual, assim a criança transporta sua "casa" e se sente melhor.

Se o percurso for de carro, faça paradas a cada três horas para alimentação. Em viagens de ônibus, o ideal é evitar grandes deslocamentos, pois as paradas são mais espaçadas, e a criança pode estranhar.

Quézia aconselha que os pais deixem o filho a par do que será a viagem. "Entre quatro e cinco anos, o ideal é convidar a criança a participar da arrumação da mala."

Essa é uma oportunidade para transformar o processo da viagem em aprendizado.

Em viagens de avião, o pediatra Marco Aurélio Safadi aconselha dar água e alimento para a criança mastigar, além de usar soro fisiológico no nariz para amenizar os efeitos do ar-condicionado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página