Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Em Orlando, deixe os parques para as crianças e vá tomar uma cerveja

Empresários investem em produção artesanal da bebida na região das montanhas-russas

Há entre 20 e 25 cervejarias na cidade, segundo associação do setor; cincos anos atrás, eram menos de dez

SHIVANI VORA DO "NEW YORK TIMES"

Cerveja artesanal em geral não é a primeira lembrança quando se pensa em Orlando. O Walt Disney World, o Universal Studios ou outro dos reluzentes parques temáticos sim, mas não cerveja.

Hoje, porém, a cidade está conquistando certa reputação por seu mercado de cerveja artesanal. Nos últimos anos, empresários da região abriram bares que oferecem ampla variedade de cervejas de pequenos produtores, e surgiram também alguns bares que servem cerveja produzida na casa.

Segundo a Florida Brewers Guild, organização que representa os produtores locais, atualmente há entre 20 e 25 cervejarias artesanais e bares de cerveja artesanal em Orlando, ante os menos de dez existentes há cinco anos.

As raízes dessa cultura da cerveja datam da abertura de bares como o Redlight Redlight Beer Parlour, inau- gurado em 2005. Tem um cardápio rotativo com 26 draft beers, bem como outras 300 variedades servidas em garrafas, todas criadas por pequenos produtores de todo o mundo.

Outro dos bares que liderou o movimento é o Milk Bar. Um restaurateur local, Bret Ashman, abriu o espaço, cujo nome faz referência a uma fábrica de leite do outro lado da rua. O cardápio do bar, aberto há três anos, inclui 90 opções de cerveja.

Mas o interesse por cerveja se tornou mais especializado com o surgimento de casas que vendem variedades produzidas no local, como o Cask & Larder, na cidade de Winter Park, aberto um ano atrás.

O restaurante e bar tem um cardápio rotativo com nove ales que o proprietário, Ron Raike, produz em uma sala com paredes de vidro para que os clientes possam assistir ao processo. Um dos destaques são as refeições nas quais a cerveja acompanha pratos de influência sulista, como peixe frito com quiabo e "hush puppies" (bolinhos de milho).

"Não é comum ouvir sobre comida e cerveja como complementares, a exemplo do que costumamos ouvir sobre o vinho, mas queremos mostrar aos fregueses que essa combinação pode funcionar igualmente bem", diz Raike.

TERRA ARRASADA

Sky Conley e Brett Mason abriram a Hourglass Breewery após anos produzindo cerveja caseira.

Conley produz 60 tipos de cerveja, entre as quais a India Pale Ale e a Mocha Imperial Stout, e em geral há nove delas à venda a cada dia, com um rodízio que inclui variedades sazonais como a cerveja de outono, com sabor de abóbora e castanha-do-pará.

Foram precisos alguns anos para que a cultura da cerveja de Orlando se tornasse mais visível, porque a área é ampla e os bares ficam distantes uns dos outros.

O Mount Dora, por exemplo, fica a 45 minutos de carro da cidade. Jeff Herbst, 59, abriu a cervejaria e restaurante em 2011. Ele produz seis cervejas, entre as quais a espessa e escura Pistoville Porter.

Raike, o mestre-cervejeiro do Cask & Larder, recorda os dias em que o único lugar onde se podia encontrar cerveja artesanal era sua casa.

"Vivíamos em uma terra arrasada em termos de cerveja", diz. "Agora a situação enfim está mudando."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página