Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Samoa Americana

Da Samoa à Samoa Americana, turista 'volta' um dia no tempo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DA SAMOA AMERICANA

O voo entre Apia, em Samoa, e Pago Pago, capital da Samoa Americana, leva 35 minutos. Ao pousar, no entanto, você terá "voltado" no tempo --o voo entre as duas pontas do arquipélago cruza a "linha da data", fazendo com que o viajante ganhe um dia completo ao cruzá-la.

Na Samoa Americana, baías que formam portos e lagoas naturais contrastam com vilarejos no alto de montanhas, enquanto o Parque Nacional da Samoa Americana cativa turistas com vistas do alto do Monte Alava.

O território mais austral dos EUA é formado por cinco ilhas e dois atóis. Pago Pago fica em Tutuila, onde vive quase toda a população.

A maior parte dos pontos turísticos e da infraestrutura também está na cidade --as demais ilhas são acessíveis, mas pouco habitadas, o que eleva os preços, mas proporciona praias semidesertas.

No local, chama a atenção a sensação de se estar nos EUA sem realmente estar lá: cadeias de fast-food, algumas lojas de departamento, o uso do dólar e estradas que lembram as da Califórnia.

Memoriais relacionados à Segunda Guerra e antigos armamentos próximos ao porto de Pago Pago, antiga base para "marines" durante o conflito, são interessantes para quem gosta de história.

A Samoa Americana é um grande exportador de atum enlatado, e a empresa Starkist, a maior processadora do mundo, fica próxima ao centro da capital. A empresa oferece tours gratuitos à fábrica --só é difícil aguentar o cheiro por lá. (SB)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página