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Mercado lisboeta do século 13 vira centro gastronômico com refeições por até R$ 60

Iniciativa da revista 'Time Out' reúne 34 bancas de restaurantes renomados da capital portuguesa, que oferecem bacalhau e vinho

AGNES AUGUSTO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM LISBOA

Quem estiver em Lisboa e resolver visitar o Mercado da Ribeira, em frente à estação de metrô Cais do Sodré, terá uma surpresa.

Desde o mês passado, está funcionando ali um pool dos melhores restaurantes da cidade, escolhidos pela revista "Time Out Lisboa", a preços que não passam de € 20 (R$ 60,70) a refeição (com entrada, prato principal, copo de vinho e sobremesa).

A iniciativa é da publicação, que participou de uma licitação da Câmara Municipal e ganhou a concessão --por 20 anos-- de parte do mercado lisboeta, cuja história remonta ao século 13 e conta com fatos marcantes, como terremoto (ocorrido em 1755), incêndio (em 1893) e várias mudanças.

Em um espaço de 3.000 metros quadrados estão reunidas 34 bancas de casas como a Tartar-ia, projeto novo do Vila Joya, restaurante do Algarve com estrela no guia "Michelin", o Café de São Bento, considerado o melhor bife de Lisboa, e o Monte Mar, casa de peixe e marisco na praia do Guincho, em Caiscais.

É possível encontrar desde pratos tradicionais portugueses --como bacalhau em várias versões, arroz de polvo e de vitela, francesinha, queijo da Serra da Estrela e pastel de nata-- a conservas variadas, croquetes (de carne, de alheira de caça com grelos, de bacalhau com chouriço, de atum com tomate seco), entre outras opções.

Também há bancas de cerveja, vinhos, licor de ginja, doces e café. Tudo de marcas portuguesas e a preços mais baixos que nos restaurantes, em uma espécie de "Restaurant Week em um mercado central" --com a vantagem de ser permanente.

No pátio central, mesas, cadeiras e bancos de ma- deira 100% nacional que acomodam até 500 pessoas sentadas. Neste mês de junho, a "Time Out" está transmitindo os jogos da Copa do Mundo. A partir de setembro, essa área revitalizada do mercado começará a ser utilizada também para eventos musicais e culturais, após a inauguração de uma sala de espetáculos no primeiro andar.

"Queremos recuperar o brilho e o movimento de outros tempos vividos no mercado", diz João Cepeda, diretor da "Time Out" em Portugal. "O objetivo é que o mercado seja um local de parada obrigatória tanto para os lisboetas quanto para os milhares de turistas que visitam a cidade diariamente."

O investimento no projeto foi de € 5 milhões (cerca de R$ 15 milhões). Mais para frente, a redação da revista "Time Out Lisboa" se mudará para o mercado, onde ocupará o mezanino.

TIME OUT MERCADO DA RIBEIRA
ONDE av. 24 de Julho (estação de metrô Cais do Sodré)
QUANDO dom. a qua., das 10h à 0h; qui. a sáb., das 10h às 2h
SITE facebook.com/timeoutmercadodaribeira


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