Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Houston sem carro

Apesar dos avisos de 'não vai dar certo', jornalista encara cidade texana de ônibus e aprova o sistema

RODOLFO LUCENA ENVIADO ESPECIAL A HOUSTON

As advertências se repetiam sempre que eu comentava que visitaria Houston sem carro. "Não vai dar certo", "é melhor alugar", "os ônibus são um lixo e demoram muito" foram alguns dos avisos que ouvi. Mesmo assim, resolvi encarar. Para piorar a situação, escolhi um hotel distante do centro.

O problema, para um turista novato como eu, é que Houston não tem exatamente um "centro" onde tudo acontece. O "downtown" é espalhado por vários bairros. Em resumo: não é uma cidade para se conhecer a pé.

Mas, diferentemente das ameaças, o sistema de ônibus é razoável, e as passagens são mais baratas que em outras cidades americanas --US$ 1,25 (R$ 2,90) por trajeto.

Apesar de hospedado na periferia, consegui me movimentar bem, sem estresse e sem me sentir em perigo (a taxa anual de crimes violentos na cidade é cerca de 10 por 1.000 habitantes, o que parece pouco para padrões brasileiros, mas é mais do que o dobro da média nacional).

A administração de transporte tem um site (ridemetro.org) que vale a pena ser visitado pelo turista disposto a economizar. Outra opção é simplesmente buscar em serviços como o Google Maps os ônibus indicados para trajetos mapeados pelo visitante.

O percurso até o Centro Espacial da Nasa me tomou duas horas, em dois ônibus. As viagens à região central, em geral, duravam uns 50 minutos.

O centro é dividido em distritos de interesse turístico: a área dos teatros e cinemas, a dos museus, o centro histórico, a região de compras.

Em cada um deles dá para circular a pé; se desejar fazer um trajeto mais longo, o visitante pode usar o serviço de metrô de superfície. Há ainda uma linha de ônibus gratuita, que faz um pequeno circuito no centrão.

Com mais de 2 milhões de habitantes, Houston é a quarta cidade mais populosa dos país, atrás de Nova York, Los Angeles e Chicago. Ainda que não seja exatamente um centro turístico, tem algumas grandes atrações, como o Centro Espacial e museus, além de um mundialmente famoso centro médico de combate ao câncer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página