Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Planet@ Letra

Sites auxiliam a montar roteiros para ver arte urbana

Páginas incluem mapeamentos feitos em esquema de colaboração por usuários que mostram obras em ruas de todo o mundo

DE SÃO PAULO

A "street art", ou arte de rua, se refere a obras feitas em espaços públicos, em geral sem o aval das autoridades. O termo engloba instalações, adesivos, esculturas e especialmente o grafite.

Como a "street art" aparece em locais poucos óbvios,turistas costumam buscar tours temáticos para apreciá-la em uma viagem. Quem prefere caçar obras por sua própria conta, no entanto, pode traçar roteiros com a ajuda da internet.

E um dos destinos famosos pela arte de rua é São Paulo. No site oficial de turismo da cidade (www.cidadedesaopaulo.com) há um roteiro detalhado, com mapa e destaques para os principais artistas com trabalhos nas ruas de São Paulo. Clique em "guia de viagem", depois em "o que visitar". Na barra lateral à esquerda, escolha "roteiros", e depois "roteiros temáticos".

Se o destino for outro, vale a pena começar pelo Street Art Locator (www.streetartlocator.com), que mapeia obras em diversos países e é feito com a colaboração dos usuários.

É possível fazer buscas por localidade ou descrição das obras, classificadas entre sete categorias. O site tem também um aplicativo compatível com iPhone, gratuito.

Outro site nos mesmos moldes é o Red Bull Street Art View (streetartview.com), que utiliza, além de mapa, a tecnologia Street View, do Google, que permite visão em 360 graus e dá a impressão de um "passeio" virtual.

Também na mesma linha é o Big Art Mob (bigartmob.com), que indica as últimas obras acrescentadas, destaques e usuários. O site afirma ter aplicativos para iPhone e para iPad, mas é preciso enviar um e-mail pedindo informações.

Há cidades que são conhecidas por sua arte de rua, então, se o destino é Londres ou Berlim, vale a pena pesquisar para conhecer os principais trabalhos. O Urban Art Guide (www.urbanartguide.com) traz mapas de arte de rua em Berlim e Hamburgo, além de aplicativos para as duas cidades, compatíveis com iPhone e Nokia.

Caso o destino seja Londres, vale a pena dar uma olhada no Street Art London (streetartlondon.co.uk), com posts detalhados sobre arte de rua na cidade, link para download de aplicativo (custa US$ 4,99) e uma página para reservar tours na área de East End.

Se a ideia é procurar as obras por si, o site mais apropriado é o do LDN Graffiti (www.ldngraffiti.co.uk), que traz galerias de eventos de arte de rua, com endereços das obras retratadas, e mapas de trabalhos espalhados pela cidade.

Por fim, quem tem viagem marcada para a Bélgica pode explorar a arte de rua no país com a ajuda do site Street Art Belgium (streetartbelgium.com), com obras em várias cidades, incluindo um mapinha de localização.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página