Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sem lenço, sem documento

NUM SOL DE QUASE DEZEMBRO, A PARAÍBA É UM DESTINO COM BOAS PRAIAS, ARTESANATO E CULINÁRIA REGIONAL

VERÃO PELA PROA

Vanessa Corrêa da Silva/Folhapress
Placa em Tambaba avisa ponto em que é obrigatório andar nu
Placa em Tambaba avisa ponto em que é obrigatório andar nu

Fundada em 1585, João Pessoa é uma das mais antigas cidades brasileiras e seu casario denuncia essas raízes históricas. Entre as atrações do entorno da capital paraibana estão a praia de nudismo Tambaba e a Ponta do Seixas, ponto extremo leste do Brasil.

Confira nesta edição da Folha particularidades da culinária regional que, no interior, abusa de ingredientes do sertão, como o queijo de coalho, e, no litoral, se apoia também na pesca.

FIGURA ILUSTRE

Reprodução
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930)
João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque (1878-1930)

Uma das raras capitais brasileiras cujo nome alude a uma celebridade da política, João Pessoa foi renomeada em homenagem a João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Então governador do Estado, ele se recusou a apoiar o paulista Júlio Prestes, que era o candidato oficial à Presidência da República em 1929. Depois, fez aliança com Getúlio Vargas na chapa de oposição para as eleições de 1930.

Nego: o telegrama que João Pessoa enviou a Washington Luís acabou inserido em letras brancas e maiúsculas na bandeira da Paraíba, cujas cores são vermelho-sangue e negro. Logo depois, em 1930, João Pessoa foi assassinado no Recife (PE), num episódio que culminou na Revolução de 1930. Tinha 52 anos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página