Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Área histórica de João Pessoa guarda conjunto barroco

Centro Cultural São Francisco preserva construções religiosas erguidas ao longo dos séculos 16, 17 e 18

Além do convento de Santo Antônio, o complexo é formado por igreja, capelas, cruzeiro e relógio de sol

DA ENVIADA À PARAÍBA

Na praça de São Francisco, no centro histórico de João Pessoa, fica o mais importante conjunto arquitetônico em estilo barroco da Paraíba.

O Centro Cultural São Francisco teve sua construção iniciada em 1589, a partir do convento de Santo Antônio, e só foi concluído quase dois séculos depois, em 1779.

Logo na entrada, o cruzeiro impressiona, com a fachada da igreja de Santo Antônio ao fundo. Construída em 1602, a igreja é adornada por painéis de azulejos portugueses e possui uma capela com altares de cedro entalhado que data do século 18.

Também nesse século foi construída a sacristia, que mantém o piso original, enfeitado com detalhes de pó de mirra (ainda hoje, esfregando os dedos nas partes mais escuras do piso, é possível sentir o aroma do mineral).

Fazem parte ainda do conjunto a capela da Ordem Terceira de São Francisco, com seus altares cobertos de folhas de ouro, e dois espaços de exposição de arte sacra e popular, localizados no segundo andar do edifício.

O convento foi desativado em 1885 e, depois disso, o prédio funcionou como colégio e hospital militar até virar um centro cultural.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página