Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

5 passeios grátis em Hanói

Na capital do Vietnã, algumas das melhores experiências são gratuitas

MARGIE MASON DA ASSOCIATED PRESS, EM HANÓI

À primeira vista, Hanói é um enxame de vespas, com as motocicletas que rugem e lotam as ruas da capital vietnamita. Mas se você desconsiderar o ruído dos motores e das buzinas, encontrará uma terra que combina os encantos do velho mundo e da Ásia, com alamedas arborizadas em meio a velhas mansões em estilo colonial francês.

O Vietnã continua muito barato para os padrões ocidentais, e por isso é possível comprar um grande pote de pho -caldo de carne de boi ou frango com macarrão, o prato de referência do Vietnã- em uma barraca de rua pelo preço de um café.

Ainda assim, em uma cidade repleta de lagos e templos budistas, e na qual boa parte da vida acontece nas ruas, algumas das melhores experiências são verdadeiramente gratuitas. Veja cinco delas.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

1- O LAGO

O lago é o foco da região central de Hanói. Suas margens arborizadas servem de ponto de encontro para adolescentes e veteranos de guerra que jogam xadrez. A cada manhã, o lago se anima com multidões de vietnamitas que se exercitam em modalidades que vão do sereno tai chi a ruidosas sessões de aeróbica.

Caminhe em torno do lago e procure a famosa tartaruga que os vietnamitas consideram sagrada. Caso a veja, expresse um desejo, pois ela é tida como um sinal de sorte.

2- HO CHI MINH

Hanói está repleta de templos budistas. Siga o aroma de incenso e saia das ruas caóticas por um momento para refletir e aproveitar a calma. O pagode do Pilar Único é uma das vistas mais famosas da cidade, mas muitos vietnamitas preferem o pagode Tay Ho, que fica à beira do lago Oeste, para orar e fazer oferendas. Outra opção é visitar a catedral de São José ou assistir a uma missa nessa igreja católica neogótica, com sua fachada marcada pelo tempo e seus vitrais.

3- VOLTA AO PASSADO

Se você fechar os olhos em muitas das arborizadas ruas de Hanói, é fácil ser transportado a outro século. A curta distância do lago Hoan Kiem fica a grandiosa Ópera de Hanói, construída pelos franceses e minuciosamente restaurada, que é um dos pontos favoritos para os jovens casais que posam para suas fotos de casamento.

Diante dela fica outro edifício histórico, o Sofitel Metropole Hotel, onde Graham Greene escreveu parte de "O Americano Tranquilo", e também a Casa de Hóspedes do governo, ambos grandes exemplos de arquitetura francesa historicamente importante no país.

O sóbrio Palácio Presidencial, perto do Mausoléu de Ho Chi Minh, é outro ponto turístico popular bem procurado, em um bairro no qual estão localizadas muitas casas elegantes, além de embaixadas estrangeiras.

4- TEMPLOS

O corpo embalsamado do "Tio Ho", o afetuoso apelido pelo qual os vietnamitas conhecem Ho Chi Minh, primeiro presidente de seu país, pode ser visitado dentro de um enorme mausoléu de granito. Para muitos vietnamitas, a viagem a Hanói para visitar o sepulcro do famoso revolucionário que os libertou do jugo colonial francês é considerada obrigatória.

O mausoléu oferece cerimônias regulares de troca de guarda, mas só fica aberto durante determinados horários do dia. Roupas apropriadas e uma atitude respeitosa são requeridas.

O uso de câmeras é proibido no interior da edificação.

5- CIDADE VELHA

As 36 ruas que formam a cidade velha de Hanói são um labirinto de loucuras repleto de tesouros. As ruas são estreitas, como as casas, mas isso não afasta as motocicletas e o número crescente de carros, mesclados a bicicletas, turistas e riquixás, conhecidos aqui como "cyclos".

As vielas ficam repletas de barracas vendendo produtos, como souvenires e sedas finas. Os moradores ainda vão à cidade velha para as compras. Visite um dos pequenos e tradicionais mercados da cidade velha ou um dos grandes, como o de Dong Xuan, em busca de outro vislumbre colorido da vida cotidiana e da culinária vietnamitas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página