Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Turismo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barcelona

Senhora com capuz e foice ganha insólita homenagem em ateliê

Espaço, cujo valor de entrada é definido pelo visitante, só exibe itens ligados à morte

PATU ANTUNES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BARCELONA

Um aviso em letras góticas previne: "Peligro de muerte".

A imensa porta de madeira adornada com uma coroa fúnebre, um pesado portão de ferro, uma campainha medieval e um corvo empalhado reiteram que adentrar no "Ateliê da Morte Negra" pode não ser necessariamente um passeio agradável. Ao menos para quem teme a senhora de capuz e foice.

Criado pelo designer venezuelano Otilio Salazar em 2005 no charmoso bairro de Gràcia, em Barcelona, o Morte Negra se converteu em um espaço único na capital catalã em que tudo -tudo, tudo- está relacionado à morte (e a seus arredores).

"Para mim, a morte é como a vida. Você tem que nascer e morrer. Então por que não aceitar que a morte, assim como a vida, é linda também?", indaga Salazar, em Barcelona há 13 anos, depois de morar nos EUA e Dinamarca.

"A morte ainda é um tabu. Então minha função é de criar provocações, e isso não tem nada a ver com religião, seitas ou satanismo", diz.

LÁPIDES

Otilio desenha roupas estranhas, de estética gótica-medieval-sensual.

Sua inquietude o levou a colecionar e restaurar Cristos, coroas, ataúdes, lápides, esqueletos e muita parafernália funérea de várias partes do mundo. E tudo isso descansa em paz na calle Torrijos, a 100 metros de uma das charmosas praças do bairro.

Para visitar o espaço, basta agendar por e-mail ou telefone. O resultado é se deliciar com esse lugar insólito e com a simpatia do anfitrião.

ATELIÊ DA MORTE NEGRA

QUANDO o visitante define

ONDE calle Torrijos, 14, Gràcia

QUANTO o visitante define quanto quer pagar

COMO AGENDAR 00/xx/1/34/630755664 ou atelierdelamuertenegra@hotmail.com


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página