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Análise

Testes de impacto ajudarão consumidor a escolher carro

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE “VEÍCULOS”

Desde 2012, por resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todo projeto novo lançado no Brasil (carros de passeio e comerciais leves) tem de passar por "crash test" frontal e traseiro, com verificação de itens como possível vazamento de combustível e resistência estrutural.

Em 2014, será a vez de carros que já estavam à venda antes de 2012 serem submetidos à mesma avaliação.

Carros que não atendam aos padrões de segurança terão de ser modificados ou descontinuados.

Os fabricantes sabem quais veículos têm condições de atender aos padrões atuais. Por isso, já estão preparados para encerrar a produção de projetos antiquados.

O Contran não divulga detalhes como a velocidade do impacto em seus testes, mas sabe-se que os parâmetros são menos rigorosos que os adotados pelo Latin NCAP.

Contudo, a massificação dos testes dará ao consumidor o poder de escolher um carro mais seguro entre tantas opções disponíveis nas concessionárias do país.

É o que ocorre no mercado europeu, onde os resultados dos "crash tests" são decisivos para os clientes em todos os segmentos.


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