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Questão de (in)segurança

Programa que avalia carros por meio de "crash tests" ficará mais rigoroso
FELIPE NÓBREGA DE SÃO PAULO

Desde seus primeiros testes de colisão, feitos em 2010, o Latin NCAP (programa de avaliação de veículos novos para a América Latina) chamou a atenção pelos resultados ruins obtidos por campeões de venda no Brasil.

Três anos e 28 "crash tests" depois, o programa passará por mudanças e ficará mais rigoroso. Além do impacto frontal, os carros serão submetidos a choques laterais, por exemplo.

A próxima etapa será divulgada em julho, com a apresentação de mais cinco avaliações. Os modelos testados são mantidos em segredo.

Em entrevista à Folha, o diretor técnico do Global NCAP, Alejandro Furas, adiantou que o acréscimo de novos parâmetros de avaliação ajudará o consumidor a identificar com mais clareza quais são os carros inseguros.

Na duas últimas edições do teste, modelos de projetos atuais foram melhor avaliados. O Ford EcoSport e o Toyota Etios, por exemplo, receberam quatro estrelas para proteção de adultos, sendo cinco a nota máxima.


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