Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Peugeot 2008 é mistura de jipe com perua

Utilitário urbano será produzido no Brasil para brigar com EcoSport e Duster; modelo já está à venda na Europa

Modelo será a maior atração da marca francesa na próxima edição do Salão de São Paulo, em 2014

HAIRTON PONCIANO VOZ ENVIADO ESPECIAL À ALSÁCIA (FRANÇA)

A briga entre Renault Duster, Ford EcoSport e Citroën Aircross vai engrossar. A Peugeot acaba de lançar na Europa o 2008, modelo feito sobre a base do recém-lançado 208. A marca francesa quer disputar o segmento que vem crescendo não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

A produção será estendida à China e ao Brasil. O modelo tem tudo para ser a estrela da marca no Salão de São Paulo do ano que vem e chega às lojas no início de 2015.

A Folha dirigiu o modelo na Alsácia, nordeste da França. Com 1,56 m de altura, o Peugeot parecerá "baixinho" quando estiver perto do EcoSport (1,70 m), líder da categoria. Aparentemente, a proposta foi buscar um estilo mais elegante e menos "off-road".

Parte do público que compra automóveis desse segmento procura ver e ser visto. Por causa do porte mais avantajado, os jipinhos destacam-se no trânsito e oferecem posição elevada ao volante. Esses elementos estão presentes no 2008, porém de forma atenuada.

Na Europa, o modelo tem 16 cm de altura do solo, medida que no Brasil subirá mais 1 cm, devido às condições do piso.

A exemplo do hatch 208, o novo modelo também tem o volante menor que o habitual. O sistema de direção (elétrica) está bem calibrado e tem respostas diretas. A suspensão mantém o carro estável e transmite segurança ao motorista. Na frente, ela é a mesma do 208; atrás, há reforços para suportar o peso extra.

MAIS ESPAÇO

Apesar de o entre-eixos ser o mesmo do hatch (2,54 m), o espaço no banco traseiro é melhor, pois o banco é um pouco mais fino e ligeiramente mais baixo. Isso proporcionou a criação de uma superfície plana quando se rebate o encosto.

Não há tração 4x4, mas o 2008 tem um dispositivo chamado Grip Control, que auxilia na transposição de terrenos escorregadios ou com areia, por exemplo. Atuando nos freios (por meio do ABS) e no motor, permite controlar o torque a ser enviado às rodas dianteiras, transferindo força para o lado que tenha mais aderência.

O modelo também está prestes a receber na Europa uma nova linha de motores 1.2 turbo a gasolina de três cilindros, com 110 cv e 130 cv. Dotados de injeção direta, buscam oferecer maior economia e redução de emissões. A empresa prepara também um câmbio automático de seis marchas.

Dependendo da versão, o 2008 também oferece sistema Start-Stop (que desliga o motor em paradas nos semáforos, por exemplo), seis airbags, auxílio de partida em rampa e "Park Assist", que faz sozinho as manobras de estacionamento.

Por enquanto, a Peugeot não definiu quais dessas novidades estarão no modelo que será feito no Brasil. Até agora, estão previstos apenas os motores já em uso no 208: 1.5 (93 cv) e 1.6 16V (122 cv).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página