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Carros de passeio

Fabricantes e redes concessionárias de marcas premium organizam eventos e até pequenas viagens para tentar fidelizar seus clientes e aumentar as vendas

Se no fim de semana você vir dezenas de modelos de uma mesma marca passando em comboio, não estranhe. Provavelmente será um passeio promovido pelo fabricante ou por um grupo concessionário, com o objetivo de aproximar-se dos clientes e, claro, vender mais carros.

"Não utilizamos esse tipo de evento como ferramenta direta para negociações, mas com o estreitamento de laços com a marca, um novo negócio acaba sendo um caminho natural", explica Dirlei Dias, gerente sênior de vendas e marketing da Mercedes-Benz do Brasil e da Smart.

PÉ NA ESTRADA

Os eventos mais comuns são viagens de um dia a uma cidade ou ponto turístico que não seja muito distante. O caminho deve ser relativamente longo e interessante o suficiente para atrair os participantes.

Fazem-se algumas paradas em pontos estratégicos, como mirantes e parques ecológicos. O encerramento se dá com almoço, brunch ou jantar. A volta costuma ser livre.

Segundo a Folha apurou, o investimento das marcas em um passeio com cerca de 30 veículos fica entre R$ 50 mil e R$ 80 mil, incluindo todo o custo de logística, rádios, navegadores por GPS, organização de estacionamento, refeições e brindes.

Pode até não ser um valor baixo, mas também não é nada astronômico diante das verbas de marketing de que as empresas dispõem.

Algumas viagens duram mais. Em 2012, por exemplo, donos de modelos Mini de São Paulo e do Rio tiveram uma programação de dois dias, que reuniu em Guaratinguetá (a 176 km da capital) os pequenos automóveis da marca britânica.

Parte dos custos foi repassada para os clientes, que desembolsaram R$ 760 por hospedagem, refeições e ingresso no Parque Nacional de Itatiaia.

Para o casal de empresários Waldemar Belo Filho e Carla Carvalho Belo, esse foi um dos passeios mais marcantes.

"É uma oportunidade de ter contato com pessoas de interesse comum", diz Carla. Segundo ela, as mulheres que participam desses eventos falam de tudo um pouco, enquanto entre os homens o assunto que predomina são os automóveis.

Donos de um Cooper S Countryman, os dois foram a todos os 24 passeios organizados pela concessionária Caltabiano. Chamado de Mini Parade, esse tipo de evento é realizado em vários países.

As viagens que envolvem a marca Smart têm características semelhantes. Assim como os veículos da Mini, os diminutos modelos da Mercedes-Benz atendem a um público que busca diferenciação e pode gastar pelo menos R$ 51.900 em um carrinho 1.0 de dois lugares.

"Esse tipo de evento faz o cliente sentir-se com a cara da marca, fato que o motiva a estar sempre perto dos produtos", afirma Dirlei Dias.


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