Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Participantes aprendem a usar recursos dos carros

Itens como navegador e tração 4X4 são utilizados em viagens 'off-road'

Em novembro, a Mini irá organizar uma viagem a Londres com proprietários da marca inglesa

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para que os passeios não terminem em acidentes, as marcas tomam algumas precauções. Instrutores posicionam-se em diferentes pontos do comboio e passam instruções via rádio. Isso inibe manobras mais radicais, como ultrapassagens em local proibido e excesso de velocidade.

Há também viagens com trechos fora de estrada, como as organizadas pela Troller.

"Essas iniciativas aproximam o cliente da marca e dão a ele uma chance de experimentar o potencial off-road' do veículo", diz Carla Freire, supervisora de marketing da Troller, que pertence à Ford.

É uma oportunidade para proprietários que rodam a maior parte do tempo na cidade aprenderem a usar itens como o GPS e a tração 4X4.

A fabricante de utilitários promove ainda ralis de regularidade, que são divididos em categorias de acordo com a experiência dos motoristas.

Outra marca que aposta nos passeios é a Citroën. Quando lançou o Aircross, em 2010, a empresa promoveu uma expedição de 30 dias. A viagem percorreu mais de 8.000 quilômetros pelo país.

No ano seguinte, a montadora organizou passeios a diversos pontos do país.

REDES SOCIAIS

As viagens viram publicidade gratuita nas redes sociais. Além de fotos e vídeos postados pelos clientes em seus perfis, as marcas têm páginas específicas para registrar e compartilhar os eventos.

Apesar de as empresas consultadas afirmarem não ter dados sobre a fidelização dos clientes, a percepção dos organizadores é que o investimento vale a pena. Em muitos casos, os donos dos veículos envolvidos acabam optando por outro do mesmo modelo (ou fabricante) quando vão trocar de carro.

As montadoras começam a ir mais longe. Em novembro, a Mini fará sua primeira experiência internacional, com clientes dirigindo modelos da marca em Londres. "O investimento não é baixo, mas o retorno vale muito a pena", diz Daniela Miranda, gerente de marketing do grupo Caltabiano, que irá organizar a viagem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página