Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partida

Brasileiro é infiel às marcas

"O brasileiro é um dos mais infiéis em relação à marca e ao modelo do carro", diz Meire Waki, diretora da empresa de pesquisa GFK, que elaborou um estudo sobre hábitos de consumo no mundo. Foram ouvidas 36 mil pessoas em 25 países.

De acordo com o trabalho, 54% dos brasileiros consultados disseram migrar frequentemente de marca, independentemente do tipo de produto, ante 29% da média global.

Para Meire, que é especialista em comportamento do consumidor de automóveis, o comprador local está atravessando uma fase de experimentação.

-

NOVO CENÁRIO

"Há cerca de duas décadas, tinha-se à disposição apenas quatro grandes marcas, com uma variedade de modelos muito restrita no Brasil. Era um cenário bem diferente do atual, bastante vasto e dinâmico. Some-se a isso o aumento do poder de compra do trabalhador, que estimula a troca", explica a pesquisadora.

A troca do automóvel atual por um modelo de outra marca geralmente é motivada por uma experiência negativa, como um problema de assistência técnica.

Levantamento feito pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) mostra que apenas metade dos motoristas estão satisfeitos com seus carros.

O índice é considerado preocupante pelos fabricantes, mas é melhor do que o das empresas de telefonia (25% de satisfação), por exemplo.

-

TRADICIONALISTA

Pelo fato de os automóveis serem bens caros para o padrão de renda do brasileiro, as expectativas em relação à qualidade dos produtos é elevada.

Entretanto, apesar da infidelidade, o consumidor no país é tradicionalista. De acordo com a pesquisa da GFK, 49% dizem comprar apenas de fabricantes conhecidos ou renomados. Nos Estados Unidos, apenas 30% agem dessa forma.

FILHO ÚNICO

Lincoln indianapolis irá a leilão

Divisão de luxo da Ford nos EUA, a Lincoln sempre ofereceu sedãs grandalhões. Porém, a marca também pensou em produzir um cupê estiloso.

A materialização desse desejo só teve uma unidade produzida. Foi o Indianapolis de 1955, que será leiloado no próximo mês em Nova York.

Desenhado pelo estúdio italiano Boano e revelado no Salão de Turim daquele ano, o protótipo é uma espécie de leitura europeia dos carrões norte-americanos. O projeto não foi adiante, apesar de ter um motor V8 de aproximadamente 200 cv, potência respeitável na época.


"Tinha uma Veraneio. O carro era tão grande que cabia todo o time de futebol da faculdade. Certa vez, fomos a um torneio onde não havia vaga em hotéis. Acabamos dormindo no carro, com o ar ligado"

Márcio Atalla
preparador físico do "Medida Certa"

-

De quanto em quanto tempo devo trocar as velas da motocicleta?

1 - A indicação consta no manual do veículo. Mas, no geral, recomenda-se a substituição a cada 12 mil quilômetros e uma inspeção a cada seis meses ou 3.000 km rodados.

2 - O desgaste da vela pode gerar dificuldade na partida, falha de funcionamento do motor, aumento no consumo de combustível e danos ao sistema de ignição.

3 - Outro possível problema é o encharcamento da vela com combustível. Caso isso ocorra, aguarde até que o líquido evapore por completo.Fonte: NGK

-

APP

Acelerômetro Moto Honda

PARA IOS e Android
ONDE Apple Store e Google Play
QUANTO Grátis

A Honda criou um aplicativo que permite ao usuário simular que está acelerando uma moto. Basta inclinar o smartphone para a frente para que a manopla gire, fazendo o motor roncar. O programa também permite consultar a ficha técnica de todos os modelos de duas rodas da marca, além da localização da rede de concessionárias e das oficinas autorizadas.

-

AGENDA

1 TERÇA
Abertura das inscrições do Curso de Iniciação Profissional de Mecânica Automotiva, promovido pela Eurobike BMW em parceria com o projeto Pescar em São Paulo e Ribeirão Preto. O curso é destinado a aprendizes com idade entre 16 e 18 anos. Mais informações: 0/xx/11/3883-7101.

1 TERÇA
O evento Noite das Estradas Mortais terá exposição de caminhões e carros antigos no sambódromo. www.carz.com.br/collection/calendario2013

-

100%

dos clientes da Citroën terão acesso a serviço de concierge para compra de ingressos, por exemplo. É preciso se cadastrar pelo 0800-011-8080.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página