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Honda mostra três modelos da linha CB 500

Marca resgata opção que havia saído do mercado em 2005; versões compartilham motor

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vez por outra, fabricantes descobrem o óbvio: há clientes que querem motos maiores, mas desistem da compra por medo ou pelo preço alto. É aí que entra a Honda CB 500, nascida na Tailândia e nacionalizada em Manaus via PPB (Processo Produtivo Básico).

São três modelos com preço a partir de R$ 22 mil e desempenho que não intimida os menos experientes. O novo motor dois cilindros produz 50,4 cv a 8.500 rpm. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 185 km/h.

A primeira a chegar é a CB 500 F, uma "street", mais simples, com melhor preço e pesando apenas 195 kg. Ao contrário da tradição da Honda, o F não significa Four (de quatro cilindros), e sim Fun (diversão) ou Fighter, que vem de "street fighter" (lutadora de rua).

O modelo foi testado no campo de provas da Honda em Rio Preto da Eva (AM), em plena selva amazônica. As principais características da F são: suavidade, facilidade de uso e conforto.

O motor entrega bom rendimento em baixa rotação. É possível rodar em sexta (e última) marcha a 50 km/h. Ela também responde bem no trânsito urbano. Um eixo contra-rotante anula as vibrações do virabrequim, mesmo quando se está utilizando toda a potência da moto.

A sensação ao guidão é bem diferente da antiga CB 500 (produzida até 2005). A anterior era bem mais arisca e esportiva. A nova é mais fácil de controlar.

Os dois discos de freio guardam uma curiosidade industrial: vêm de uma única peça. O traseiro (240 mm) é feito do "miolo" do disco dianteiro (320 mm).

Com injeção eletrônica, a CB 500 F promete economia e boa autonomia com tanque de 15,7 litros. A altura do banco (78,5 cm) permite aos mais baixinhos colocar os pés inteiros no chão.

A segunda a estrear será a CBR 500 R, classificada de "superesportiva" pelo fabricante. Um exagero, já que as diferenças para a F são apenas visuais, tais como carenagem, guidão e faróis. Depois virá a crossover CB 500 X, com sutis diferenças de suspensão. Os preços ainda não foram divulgados.


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