Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Veículos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Macan estreia em clima hollywoodiano

Modelo foi apresentado no Salão de Los Angeles e deverá chegar ao mercado brasileiro em maio do ano que vem

General Motors revela na Califórnia a picape média Colorado, que estará à venda nos EUA no começo de 2014

JOSIAS SILVEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE LOS ANGELES

A pré-estreia do novo SUV da Porsche, o Macan, em Los Angeles, Califórnia, parecia o lançamento de um filme hollywoodiano. Na plateia, havia celebridades como o comediante Jerry Seinfeld.

No palco, na véspera da abertura do LA Car Show (de 22/11 a 1º/12), estava a tenista russa Maria Sharapova, uma das embaixadoras da marca alemã.

O Macan utiliza plataforma básica e motores V6 da linha Audi, principalmente do Q5. Preocupados com os puristas, que não admitem um Porsche que não seja um bólido de dois lugares, os executivos enfatizaram que um utilitário pode ser um legítimo esportivo, com DNA da marca. Tanto que sua carroceria traz linhas que lembram o 911.

Ele é mais baixo que a maioria dos SUVs e tem duas versões, com motores V6 biturbo de origem Audi devidamente apimentados pela Porsche. O Macan S traz um 3.0 de 340 cv e chega aos 100 km/h em 5,2 segundos. Já o Turbo vem com o 3.6 de 400 cv e vai a 100 km/h em 4,8 s. Os preços nos EUA começam em U$ 50 mil (R$ 114,5 mil).

Para a Europa, existirá ainda uma versão turbodiesel (258 cv), também V6. Será um pouco mais "lento", chegando aos 100 km/h em 6,3 s.

Representando os puristas na plateia, o colecionador Jerry Seinfeld, que tem um prédio próximo de Nova York só para guardar seus Porsche, declarou para jornalistas brasileiros que "o único ponto positivo dos SUVs é que eles mantêm a saúde financeira da Porsche".

De fato, de cada três Porsche vendidos hoje, dois são Cayenne, o irmão maior e mais velho do Macan.

Mas o lançamento não é tão compacto assim. Tem quase duas toneladas de peso (1.925 kg) e 4,7 metros de comprimento.

Com interior luxuoso e todos os recursos eletrônicos atuais, o Macan traz tração permanente nas quatro rodas e câmbio automatizado com sete marchas e dupla embreagem. Deverá estar disponível no Brasil em maio de 2014.

IRMÃ DA S10

A GM revela em Los Angeles sua nova picape média, a Colorado. Apesar de ter o mesmo porte da S10 nacional, o modelo norte-americano mostra as diferenças de mercados.

Nos EUA, o destaque ficou para a cabine estendida, com apenas duas portas, um modelo que não emplaca no Brasil. Mas existe também a cabine dupla, quatro portas.

O estilo da Colorado é mais agressivo e tipicamente americano, próprio para um país onde as picapes ainda vendem mais que o automóveis de passeio convencionais.

A Chevrolet afirma que se trata da picape mais potente da categoria, mas seu motor básico é um quatro cilindros de 2,5 litros, que rende 193 cv. Há ainda opção de motor V6 de 3,6 litros, além do turbodiesel Duramax de 2.8.

A nova Colorado só estará no mercado americano no início do próximo ano, mas já será modelo 2015.

O jornalista viajou a convite da Porsche


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página