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Teste Folha-Mauá

Diesel, flex ou turbo?

Honda CR-V, SsangYong Korando e Peugeot 3008 têm preços semelhantes e diferentes tipos de motores

EDUARDO SODRÉ EDITOR-ADJUNTO DE "VEÍCULOS"

Um utilitário a diesel é melhor negócio que um modelo flex? Essa é uma dúvida recente, que surgiu com as novas opções de motor disponíveis no segmento --muitas dividindo uma mesma faixa de preço. É o que acontece como o SsangYong Korando e o Honda CR-V.

A questão torna-se mais complexa quando modelos turbo a gasolina entram na disputa, como o Peugeot 3008 THP. Todos esses passaram pelo teste Folha-Mauá.

MAIOR AUTONOMIA

O primeiro contato da reportagem com o SsangYong Korando foi em 2011. Na época, não foi possível levá-lo à pista de avaliação, o que só aconteceu agora. O carro não mudou nesse período.

O grande apelo do utilitário médio sul-coreano é o motor 2.0 turbodiesel de 175 cv. É o único em sua faixa de preço (R$ 96,9 mil) com esse combustível, que permite boa autonomia e é bem aceito pelo público de utilitários.

Esses predicados poderiam ser suficientes para transformar o Korando em um sucesso de vendas, mas a operação modesta da SsangYong no país --há apenas 49 pontos de venda no Brasil-- torna o carro uma figura rara nas ruas.

De acordo com dados da Fenabrave (federação dos distribuidores de veículos), foram emplacadas 590 unidades do utilitário entre janeiro e novembro. É metade do que o CR-V (a partir de R$ 98,9 mil) vende em um mês.

Pelas impressões ao volante, o Korando merecia melhor sorte. Seu acabamento não faz feio diante dos rivais e o desempenho do motor diesel superou o flex da Honda (155 cv).

Contudo, o SsangYong tem as vibrações comuns dos modelos a diesel. Parece um carro mais rústico e agressivo, menos afeito ao ambiente urbano. A tração integral, que é item de série, mostra sua vocação para os maus caminhos. Bem diferente do que ocorre com o 3008 THP.

O Peugeot tem ares de utilitário, mas sua pegada é puramente urbana. A suspensão elevada serve para passar sem sustos por lombadas, nada mais que isso. Contudo, seu desempenho na cidade e em estradas bem pavimentadas é o mais equilibrado deste comparativo.

Rápido e bom de curvas, o 3008 mostrou que a combinação de um motor pequeno (1.6 16v) com um turbo moderno resulta em desempenho superior e menor consumo. Contudo, uma nova geração chegará ao mercado no primeiro semestre de 2014.

Na mesma época, estreará o Korando remodelado. Ambos passarão por retoques visuais leves, que colocam a compra do modelo atual em xeque. Quem quiser um desses, deve pedir desconto.

Bom para a Honda, pois o CR-V está atualizado com o mundo. Esse utilitário pode não ser tão versátil quanto o Korando nem esperto como o 3008, mas é opção interessante para quem tem um perfil de consumo mais racional.


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