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Plano B

Novo Nissan March chega no início de 2014 para tentar afastar imagem de carro pragmático e 'fofinho'

FELIPE NÓBREGA ENVIADO A NEWPORT BEACH (EUA)

Ano novo, vida nova. O Nissan March promete seguir à risca esse ditado. Para isso, o compacto será nacionalizado (a versão atual é feita no México), ganhará retoques e mais equipamentos a partir do segundo trimestre de 2014. Até o slogan deverá mudar.

Para o lugar do bordão "o primeiro carro popular japonês do Brasil", a Nissan pensa em algo que reforçará o salto de sofisticação do hatch, que chegou em 2011. A empresa logo percebeu que, nos dias de hoje, automóveis de entrada precisam ser mais que "fofinhos". O consumidor também quer luxo.

A Folha foi aos EUA testar o novo March, que antecipa as novidades da futura versão brasileira do March.

No pátio do estacionamento, o primeiro impacto: o hatch parece mais masculino e encorpado com as pequenas mudanças estéticas.

A grade e os faróis arredondados deram lugar a peças trapezoidais, a "boca" do para-choque cresceu e os faróis auxiliares foram deslocados para as extremidades.

Destacam-se ainda os filetes cromados, que trazem certo ar de status ao conjunto -- recurso utilizado por outros lançamentos do segmento, como o Chevrolet Onix (a partir de R$ 31.490).

O Nissan, porém, já incorpora as lanternas com LEDs, algo comum apenas em carros de nível superior.

Na cabine, sobressaem o volante com teclas multifuncionais, o sensor de ré e o sistema multimídia com tela de 5,8 polegadas e navegador.

O acessório é compatível com o aplicativo Send To Car, do Google. Assim, dá para traçar a rota antes no computador pessoal ou no tablet e enviá-la para o GPS do carro.

A versão avaliada trazia teto solar panorâmico, bancos anatômicos e suspensão recalibrada, que deixaram a condução do hatch mais agradável, amenizando a aspereza do March atual, que custa a partir de R$ 27.690.

Aliás, a versão vendida hoje continuará sendo importada, como modelo de entrada. A montadora só não decidiu se todos os novos itens estarão no carro brasileiro, que, assim, subiria de preço.

PREMIUM

A ideia é seguir os passos do Hyundai HB20 (R$ 33.295), que fez fama oferecendo equipamentos e conforto acima da média no segmento dos compactos.

Para elevar o nível, o March "premium" também terá de melhorar mecanicamente. Hoje, a marca oferece duas opções de motor: 1.0 (74 cv) e 1.6 (111 cv), ambas com potência inferior a de concorrentes.

Essa missão não será difícil, pois a opção "mil", por exemplo, já oferece 80 cv em modelos da parceira Renault.

O modelo testado era equipado com um moderno motor 1.2 com injeção direta e 98 cv, que não tem previsão de estreia no Brasil.


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