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Vaquinha virtual para compra de carro vira moda nos EUA

DO "NEW YORK TIMES"

Quando Lindsay Frandsen, que mora nos EUA, começou a elaborar sua lista de casamento, percebeu que precisava de um carro.

Ela e o noivo, Christian Burris, abriram uma conta em uma empresa que permite que pessoas interessadas em comprar veículos recorram aos seus contatos nas redes sociais, solicitando dinheiro como presente.

Em um ano, o casal conseguiu juntar o valor necessário para pagar a entrada.

Enquanto as montadoras ficam se lamentando pelo fato de jovens não terem dinheiro nem fidelidade a marcas, serviços novos inspiram-se no "crowdsourcing" (vaquinha virtual) para ajudar compradores a juntar dinheiro para aquela que pode ser sua primeira grande aquisição.

A Toyota e o Google, por exemplo, lançaram o Toyota Collaborator, uma ferramenta social para compra de automóveis com a qual os potenciais clientes do Corolla poderão discutir a decisão com a família e os amigos em tempo real.

O site permite que o participante da conversa personalize itens como rodas e a cor do tecido dos bancos. Depois, o usuário pode fazer um test drive virtual com o modelo no quarteirão onde mora, usando o Google Street View.

O objetivo é estabelecer presença no lugar em que os compradores dessa geração costumam estar: na internet.

Analistas afirmam que os jovens estão perdendo o interesse pela compra de carros e que preferem viver em cidades onde haja transporte coletivo à disposição.

Recente estudo da consultoria Deloitte & Touche aponta que o processo de compra de um veículo já é três vezes mais importante que o seu design para os americanos.

A BoostUp, empresa de "crowdsourcing" utilizada pelo casal Frandsen e Buris, diz já ter mais de 30 mil usuários à espera de doações para comprar carros.


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