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Vitrine Virtual
Com ferramentas que permitem configurar o carro desejado e simular o financiamento, sites de montadoras registram acesso recorde entre compradores de zero km
"Muitas vezes o cliente chega mais bem informado sobre o carro que o próprio vendedor da loja", diz Augusto Immezi, gerente de uma concessionária Fiat.
Estudos feitos no setor automotivo apontam que cresceu consideravelmente o universo de consumidores que acessam as páginas das montadoras na internet antes de ir à loja para efetuar a aquisição do zero-quilômetro.
Entre os compradores de modelos Chevrolet, por exemplo, isso já ocorre em 95% dos casos --a média era de 60% em 2009.
Nos sites, a seção mais visitada é a "Monte o seu carro". Nela, é possível saber o preço exato do veículo com o acabamento, a motorização e os acessórios desejados.
Nas projeções, consegue-se visualizar o automóvel na cor escolhida e, em alguns casos, até com os itens de personalização.
Dono de um VW Gol Track 1.0, o autônomo Fabrício Bregge, 24, conta que, antes de efetivar a compra na concessionária, fez um comparativo virtual entre os diversos modelos da categoria.
"Começo pesquisado os dados técnicos dos carros, depois analiso os preços e chego a fazer simulações de financiamento para saber, de fato, qual é o melhor negócio. Assim, tenho mais argumentos para brigar por descontos na concessionária. Economizei R$ 2.000 da última vez."
A quantidade de ferramentas disponíveis nos sites dos fabricantes costuma ser proporcional ao volume de emplacamentos daquela marca.
Empresas de luxo, como a Mercedes e a BMW, não oferecem em suas páginas configuradores nem informam o preço de seus veículos.
Mapa de concessionários, consulta de recall, planos de revisões e garantias, além de outros recursos básicos, porém, costumam estar lá.
"OFFLINE"
Apesar de enxergarem seus sites como um instrumento comercial indispensável, as montadoras não permitem que o consumidor faça a aquisição de carros novos de maneira on-line, até por reivindicação dos lojistas, que monopolizam a distribuição e faturam com a venda de serviços e acessórios.
Para Thiago Castro, gerente de produto da Nissan, há outro motivo: o automóvel é um bem relativamente caro e, por isso, as pessoas fazem questão de tocá-lo no showroom e fazer um test-drive antes de fechar o negócio.