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Hyundai muda motor do i30 no Brasil

O 1.6 flex que também é utilizado na linha HB20 foi substituído pelo 1.8 a gasolina que já equipou o sedã Elantra

Hatch sul-coreano, que já liderou segmento, ficou mais caro e perdeu mercado após chegada da nova geração

RODRIGO LARA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE ANÁPOLIS (GO)

Durante alguns anos, o hatch médio i30 foi o maior sucesso da Hyundai no Brasil. Graças à combinação de preço atraente, motor potente e bom pacote de equipamentos, o modelo sul-coreano foi líder de venda e seu segmento, desbancando Ford Focus e Volkswagen Golf.

Mas as mudanças tributárias às vésperas da chegada de sua segunda geração mexeram com o mercado.

O i30 atual estreou no início de 2013 com motor 1.6 16V flex (128 cv), o mesmo que equipa o compacto nacional HB20. O desempenho permaneceu honesto, porém, menos esportivo.

Na época, o modelo custava cerca de R$ 75 mil (aproximadamente R$ 20 mil a mais que o antecessor) e ficava em desvantagem diante de hatches médios de mesmo valor e maior potência.

SEIS MARCHAS

A Hyundai Caoa tenta reverter essa situação com a chegada do motor 1.8 16V a gasolina (150 cv), que já esteve no sedã Elantra. O câmbio continua sendo o automático de seis marchas.

Fora isso, o i30 2014 é idêntico ao que estreou no ano passado. Por fora, tem os traços de família que foram repetidos no HB20.

O interior é confortável e leva bem quatro passageiros adultos. Na frente, o painel é construído com materiais de boa textura, sem serem ásperos ao toque. A direção, elétrica, tem três modos de operação, podendo ficar mais pesada para condução esportiva ou leve em uso urbano, por exemplo.

O preço inicial do modelo é de R$ 71,9 mil. Há apenas três cores disponíveis, branco, preto e prata. A garantia é de cinco anos.

O novo motor melhorou o desempenho do carro e fez uma dupla mais afinada com o câmbio de seis marchas, que possui trocas suaves e a possibilidade de mudanças manuais na alavanca.

No curto trajeto da avaliação --uma pista improvisada em uma área asfaltada do terreno da fábrica de Anápolis (GO)-- o câmbio sofreu um pouco para encontrar a marcha ideal no modo automático. Por vezes, ele deixava o carro "solto" demais nas tomadas de curva, o que atrapalhava o equilíbrio dinâmico do veículo.

Já o conjunto de direção e suspensão se saiu bem, mantendo o ponto certo entre esportividade e conforto.

A pergunta que fica é: o novo motor será suficiente para alavancar as vendas do novo i30 no Brasil? O preço continua alto em relação a alguns concorrentes, mas próximo do que é pedido pela maior estrela do segmento hoje, o novo Golf 1.4 turbo (a partir de R$ 77.610 na versão automática de dupla embreagem).

FASE DE ADAPTAÇÃO

O grupo Caoa, que construiu a fábrica de Anápolis e é importador oficial da Hyundai desde 1999, teve de se adaptar às mudanças tributárias dos últimos anos. Para obter benefícios do programa Inovar-Auto, a empresa ampliou a produção e evitou as sobretaxas que incidem sobre modelos estrangeiros.

Hoje, a unidade monta o caminhão HR e os utilitários Tucson e iX35. Em 2013, a fábrica produziu 34 mil veículos, sendo que o índice de nacionalização varia entre 60% e 65%.O próximo passo é o início das operações de um centro de pesquisa e desenvolvimento.

Já a Hyundai do Brasil, empresa controlada pela matriz sul-coreana, produz a família de compactos HB20 em Piracicaba (a 160 quilômetros de São Paulo).


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